projeções

Vereadores retomam trabalhos na Câmara após plenário passar por reformas

Michelli Taborda


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

As atividades do Legislativo foram retomadas, nesta quinta, depois do período de recesso. Com poucas matérias na ordem do dia, a sessão foi marcada por muitas manifestações na tribuna. A sessão foi presidida pela vereadora Luci Duartes (PDT), Tia da Moto, devido a uma viagem de dois dias da presidente da Casa, vereadora Cida Brizola (PP), Drª Cida.

Justiça determina que sindicato recolha jornais e apague post com imagem do prefeito

Durante a sessão plenária, foi aprovado o projeto sobre o plano de carreira dos servidores municipais. A proposta prevê alterações das atribuições da categoria de Técnico em Obras, sem mudança do número de cargos, remuneração e demais regras.

- Para mim, esse é o projeto mais importante a ser votado, porque é do interesse dos servidores. O outro é o que trata da situação das carroças, que ainda está em discussão e deve ser colocado em análise em breve - afirmou Luci, sobre algumas das matérias da pauta deste segundo semestre.

O segundo projeto mencionado pela vereadora é de autoria de João Kaus (MDB), que está em discussão, também, em uma comissão especial. Kaus propõe que a circulação de carroças seja proibida no Centro. O texto recebeu parecer contrário da Procuradoria Jurídica do Legislativo por ser considerado inconstitucional, uma vez que cria atribuições e despesas para o Executivo.

Também serão analisados neste semestre o projeto do Executivo que aumenta a alíquota de contribuição de 18% para 22% da parte patronal na tentativa de amenizar a dívida de R$ 2,3 bilhões que a prefeitura tem com o Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (Ipassp).

Grupo lança enquete popular sobre a circulação de carroças no Centro

Igualmente deverá retornar à Câmara para ser analisado o projeto que autoriza o município a trocar o prédio inacabado da Avenida Rio Branco por uma área construída. A proposta chegou a entrar nas discussões de pauta do primeiro semestre, mas foi devolvida ao Executivo para ajustes.

PERSPECTIVAS
Em relação ao segundo semestre, a presidente em exercício salientou que o período deve ser mais tranquilo, já que antecede um ano de eleições. 

- A tendência é que seja mais tranquilo, porque se trata de um período pré-eleitoral. Entretanto, muita coisa ainda deve vir por aí, para que possamos votar - disse Luci.

JÁ EM PAUTA

Na Câmara

  • Projeto que prevê a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas na rede pública de saúde
  • Proposta sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais
  • Instituição da Semana Municipal da Educação de Jovens e Adultos

Na prefeitura

  • Projeta aumento da alíquota de contribuição patronal do Executivo de 18% para 22% ao fundo de Previdência municipal
  • Projeto que altera a estrutura administrativa e do quadro de cargos em comissão e funções gratificadas para adequação das competências das secretarias
  • Projeto que prevê o uso de recursos da Secretaria de Educação para as premiações dos sorteios de créditos fiscais para instituições beneficiadas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lançado edital com os cargos do concurso da prefeitura de Santa Maria Anterior

Lançado edital com os cargos do concurso da prefeitura de Santa Maria

Justiça determina que sindicato recolha jornais e apague post com imagem do prefeito Próximo

Justiça determina que sindicato recolha jornais e apague post com imagem do prefeito

Política