Opinião

Sartori promete que administração do Hospital Regional se resolve em 10 dias

Jaqueline Silveira

O Estado tem prometido e renovado as promessas quanto ao funcionamento do Hospital Regional, fechado há mais de um ano, mas até agora nada. A última foi feita pelo próprio governador José Ivo Sartori (MDB) durante entrevista à Radio Medianeira, na última quarta-feira. "Acredito que, no máximo, dentro de 10 dias, vamos resolver a questão do hospital. Só não posso adiantar as condições para evitar especulação", afirmou Sartori, em trecho do áudio disponível no site da rádio.

Em seguida, entretanto, o governador dilata esse prazo e fala em "10 e 15 dias" para definir o gestor "com garantias jurídicas." Já quanto à possibilidade de o hospital abrir as portas em 2018, Sartori não foi tão enfático: "Primeiro tem de pensar na administração, na gestão, nas condições de quem vai operar."

Fechamento da maternidade da Casa de Saúde superlota o Husm  

Mas é impensável, senhor governador, que o Regional fique mais um ano fechado. Enquanto isso, o Hospital Universitário (Husm) está no limite do limite.

O governador estava se referindo, certamente, à consulta que está na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pedindo um parecer para a contratação de um entidade privada com filantropia, de Porto Alegre, para assumir o complexo de saúde. O Estado precisa do respaldo legal da PGE, já que o Regional foi construído com recursos públicos. O caso está em análise na PGE.

Já dia 5 de fevereiro tem uma reunião, marcado pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP), com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, da qual devem participar o prefeito Jorge Pozzobom e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, entre outros, para tratar de uma definição. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, já acenou com a possibilidade de a Ebserh, gestora do Husm, assumir o Regional, mas para isso precisa do aval do Estado, a quem pertence o hospital. O encontro pode não sair se o Piratini anunciar o gestor antes dessa data.

Espero que o governador realmente cumpra com o que prometeu. Em dezembro de 2016, ele já prometeu a abertura para 2017, quando esteve no hospital (foto). Santa Maria e região estão fartas de tanta promessa e enrolação quando o assunto é a abertura do Regional. 

Foto: Maiara Bersch (Arquivo Diário)/ 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ex-prefeito e ex-secretária de Paraíso do Sul são condenados a devolver mais de R$ 93 mil Anterior

Ex-prefeito e ex-secretária de Paraíso do Sul são condenados a devolver mais de R$ 93 mil

Sancionada lei que obriga presença de bombeiro civil em locais com grande circulação de pessoas Próximo

Sancionada lei que obriga presença de bombeiro civil em locais com grande circulação de pessoas

Política