santa maria

Prefeito ganha aval de vereadores para negociar verba para acabar com a buraqueira

José Mauro Batista


Foto: Charles Guerra (Diário)

A prefeitura de Santa Maria já pode retomar as negociações para tentar um empréstimo de R$ 50 milhões junto à Caixa Federal. Os recursos, conforme o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) vem anunciando desde novembro do ano passado, seriam destinados à melhoria da pavimentação asfáltica da cidade. Ou seja, para dar um fim à buraqueira que tanto tem dado prejuízo a motoristas e causado dor de cabeça ao Executivo.

Movimento nas borracharias de Santa Maria aumenta em quase 50%

A urgência desse dinheiro foi o principal argumento da prefeitura para convencer o Legislativo municipal a aprovar o novo Plano Diretor, legislação que compreende, ainda, o Código de Obras e Edificações e a Lei de Uso e Parcelamento do Solo. Os três projetos estavam desde dezembro do ano passado na Câmara, mas só foram retomados em abril, quando a Casa aprovou a comissão especial que analisou as propostas de atualização.

Ainda não há informações sobre uma eventual ida de Pozzobom a Brasília para retomar as negociações do Avançar Cidades. Ele ainda está analisando as emendas aprovadas pelos vereadores para sancionar a lei do Plano Diretor, que tem, entre as novidades, a liberação para construção de prédios mais altos no Centro. Essa proposta, aprovada via emenda do vereador Marion Mortari (PSD), foi a mais polêmica do novo Plano Diretor, suscitando muita discussão e reuniões com as partes envolvidas. No caso, os segmentos da construção civil e do comércio lojista, e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, da Ulbra e da UFN, que temem a demolição de construções históricas.

Câmara de Vereadores deve votar novas regras de pensões por morte

Pozzobom deve analisar outras emendas, como as que mexeram na questão dos loteamentos e condomínios, e na que liberou mais altura para edificações nos bairros Perpétuo Socorro, Itararé e Chácara das Flores. Com os projetos aprovados, o que importa, a partir de agora, é tentar o empréstimo para melhorar as ruas.

Mesmo que seja pouco dinheiro em vista das necessidades, qualquer ação que reduza os buracos da cidade será bem-vinda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aposentados dos Correios protestam contra prejuízos em Santa Maria Anterior

Aposentados dos Correios protestam contra prejuízos em Santa Maria

Começam hoje as inscrições para votar em outro domicílio eleitoral Próximo

Começam hoje as inscrições para votar em outro domicílio eleitoral

Política