marcelo martins

No ninho tucano, Pozzobom trata com Doria de vacinas

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), esteve hoje em São Paulo para tratar de questões com órgãos reguladores de temas de interesse da cidade ligados à mobilidade do município. Ainda que a pauta seja momentaneamente abordada com reserva, o chefe do Executivo municipal aproveitou a brecha na agenda do governador de São Paulo, João Doria, maior nome do PSDB, para tratar de temas que os gestores têm enfrentado: o combate à pandemia (ao combinar medidas restritivas e vacina) e, claro, da recuperação econômica.

O movimento governista por ganho de espaço na Câmara

Ainda que possa ter sido ao acaso, a reunião - que durou cerca de 30 minutos entre os dois no Palácio dos Bandeirantes -, se deu justamente no dia em que o Instituto Butantan, que fica na capital paulista, entregou 3,3 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. O governador de São Paulo e o prefeito de Santa Maria trataram da necessidade de os municípios comprarem vacinas.

Vacinado, livre e elegível

- Demonstramos todos os nossos esforços na aquisição de vacinas e explicamos que Santa Maria aderiu aos consórcios da Frente Nacional dos Municípios e da Famurs. A compra direta ainda não está autorizada, mas nem por isso estamos de braços cruzados. Temos condições de contribuir financeiramente, contando ainda com a iniciativa privada e com o apoio de instituições como o Ministério Público. Neste momento, o melhor caminho é a união em nome das doses que trazem esperança - avaliou Pozzobom que, como sempre, demonstra disposição de ir onde for necessário para atingir as metas que ele mesmo se impõe.

COMO SERIA

Das 3,3 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Butantan e destinadas ao Ministério da Saúde, 22,6% ficam com o Estado de São Paulo. A partir daí, o plano de Pozzobom é o seguinte: a intenção da prefeitura é viabilizar a compra direta com o Instituto. A previsão é que, até o final deste mês, o Butantan entregue ao país o total de 22,7 milhões de doses. O Butantan afirma, ainda, que pretende enviar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

O que o ensino da ESA guarda à cidade

Nesse caso, fica a torcida para que a persistência (e a insistência) de Pozzobom se revertam em doses para Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governador Eduardo Leite anuncia privatização da Corsan Anterior

Governador Eduardo Leite anuncia privatização da Corsan

Vacinado, livre e elegível Próximo

Vacinado, livre e elegível

Política