política

Em visita a Santa Maria, Osmar Terra diz que Hospital Regional atenderá internações só em junho

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, disse nesta segunda-feira, em Santa Maria, que as internações no Hospital Regional deverão começar no final de junho ou início de julho. Terra, que participou desde o início das articulações para a construção do complexo hospitalar, participou, ao meio-dia, de uma reunião do Fórum de Entidades Empresariais, no Restaurante Augusto.

- Estamos trabalhando junto ao Ministério de Saúde e com o governo do Estado para a liberação de recursos para a compra do material e equipamento que faltam, orçados em R$ 60 milhões. Depois é colocar em prática. Creio que no final de junho, ou início de julho, devem ter início as internações hospitalares - declarou.

Governo adia a data de abertura do Hospital Regional novamente

Questionado sobre a demora na definição da gestão do hospital, e sobre o rompimento com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que chegou a assinar um termo de cooperação em 2014 para administrar o complexo, foi taxativo em defender a escolha pelo Instituto de Cardiologia.

- O Regional tem que ser administrado por uma entidade reconhecidamente competente, que tem história, que sabe fazer gestão, e que dê respostas rápidas. E o Instituto de Cardiologia sabe fazer isso, tem experiência no ramo. A Ebserh não tem a função de administrar hospitais gerais. Ela faz a gestão de hospitais universitários já existentes. O melhor que se poderia conseguir, nós conseguimos - afirmou.

Com inauguração do serviço ambulatorial prevista para o final de maio, o Hospital Regional segue de portas fechadas e a população sem atendimento, mesmo com a obra finalizada e entregue ao Estado em setembro de 2016. Terra comentou ainda sobre articulações do governo para reaver a possibilidade de funcionamento de uma unidade ligada à Rede Sarah junto ao Regional, conforme anunciado em 2003. Segundo ele, a presidente do grupo especializado em reabilitação física teria afirmado, em reunião com o ministro na semana passada, que viria a Santa Maria para avaliar a situação.

A caixa preta do Hospital Regional de Santa Maria

Das mãos do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o ministro recebeu um certificado de honra ao mérito pelos serviços prestados à cidade durante sua vida pública. O chefe do Executivo destacou, ainda, os esforços de Terra para viabilizar a abertura do Hospital Regional, quando foi secretário de Saúde do Estado. Além de empresários, participaram da reunião com Terra líderes partidários e secretários municipais.

SOLENIDADE

Antes da reunião, Terra participou de uma cerimônia de doação de leite em pó para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria e outras 28 Apaes do Estado. Foram entregues um total de 33,2 toneladas de leite em pó, adquiridos por meio da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo.

ELEIÇÕES

Durante a passagem por Santa Maria, Terra afirmou que deixará o cargo na Esplanada em abril, prazo final previsto em lei para que ministros deixem o cargo até seis meses antes da eleição. Depois, deixará o cargo para concorrer a reeleição como deputado federal pelo PMDB. Questionado sobre o representante do governo à presidência (até o momento o partido não decidiu um nome para concorrer), disse que a resposta ainda é uma incógnita.

- Tem que ser alguém que represente a missão de recuperar o país da recessão do governo Dilma, que deixou o país em estado de calamidade e com um buraco nas finanças. Estamos vivendo um período de inflação baixíssima, a menor em 40 anos. Reduzimos o desemprego, estamos conseguindo manter os programas sociais e resgatar a segurança com a intervenção no Rio de Janeiro. O candidato do partido tem que fazer o Brasil continuar se recuperando - ressaltou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O que era para ser festa do MDB acabou em discussão Anterior

O que era para ser festa do MDB acabou em discussão

Funcionários dos Correios entram em greve nacional nesta segunda-feira Próximo

Funcionários dos Correios entram em greve nacional nesta segunda-feira

Política