Jaqueline Silveira

Em encontro regional, MDB afirma que Santa Maria é uma das cidades estratégicas para ter candidatura própria em 2024

Em encontro regional, MDB afirma que Santa Maria é uma das cidades estratégicas para ter candidatura própria em 2024

Foto: Gilberto Ferreira

Na abertura da série de encontros regionais com foco nas eleições de 2024, na manhã de sábado (1), em Santa Maria, a direção estadual do MDB afirmou que o principal município do centro do Estado é estratégico para o partido e que deverá ter candidatura própria à prefeitura. Em sua manifestação inicial no evento, que reuniu cerca de 400 pessoas no Park Hotel Morotin, o presidente estadual da sigla, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, fez um mea-culpa sobre a notícia que circulou de que Santa Maria não estaria entre as cidades prioritárias para as eleições de 2024. Aos emedebistas, ele explicou que concedeu uma longa entrevista a um veículo da Capital em que citou só algumas cidades estratégicas para o partido. “Peço desculpas, foi um equivoco. Santa Maria é estratégica, é importante”, afirmou Branco, momento em que foi aplaudido.


O primeiro dos 10 encontros regionais reuniu algumas das principais lideranças do MDB no Estado. Sentados na primeira fila estavam, entre outros, o ex-governador José Ivo Sartori, o ex-prefeito Cezar Schirmer, os deputados federais Alceu Moreira e Osmar Terra, o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, o líder da bancada no Legislativo gaúcho, Edivilson Brum. E, claro, a principal liderança jovem do MDB, o vice-governador Gabriel Souza, que, antes de participar do evento,cumpriu algumas agendas na cidade, acompanhado do atual secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, deputado licenciado.

Foto: Gilberto Ferreira


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Em parte do encontrohouve uma explanação técnica com orientações jurídicas e de marketing, especialmente nas redes socais, e também sobre dados de pesquisas do ponto de vista dos anseios da população e também do perfil do candidato para conquistar os eleitores. Depois, as lideranças subiram ao palco para fazer as manifestações. Sartori destacou que é preciso governar “com as pessoas” e deu um conselho para quem pretende concorrer. “Não se apresentem de candidatos antes da hora. Se adiantar nesse processo, é queimar etapas”. Já o presidente da Assembleia frisou que os encontros regionais “têm uma tarefa clara”, que é construir candidaturas a prefeito e nominata de vereador nos municípios.


Cotado para concorrer a prefeito em Santa Maria e defendido pela maioria das lideranças do MDB nos bastidores e, inclusive, ao microfone, Beto Fantinel disse que o MDB tem de se aproximar mais das comunidades e que há “dificuldades de dialogar com as pessoas”, o que precisa ser superado pelo partido. No momento em que Fantinel foi anunciado para falar, o deputado Edivilson Brum largou em alto e bom som: “o prefeito Beto Fantinel”. O vice-governador encerrou os discursos e destacou a importância da iniciativa dos encontros para o fortalecimento do partido e prometeu, à medida que a agenda permitir, participar de todos os eventos. Antes, em entrevista ao grupo Diário, e, depois, ao microfone defendeu candidatura própria na cidade a prefeito. “Nós temos aqui a possibilidade de apresentar candidatura própria e vejo que o partido tem esse entendimento de apresentar um nome para oferece à população de Santa Maria. Um deles está aqui ao meu lado, que é o deputado Beto Fantinel, um quadro qualificadíssimo!”, acrescentou Gabriel. No momento em que o vice-governador era questionado sobre lançar candidato, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) deu jeito de sair de perto, quando Gabriel brincou que não havia “nenhum constrangimento” em falar do assunto na presença dele, até porque o tucano não pode concorrer mais.


O ex-prefeito Cezar Schirmer também defendeu uma candidatura própria, porém não tocou no nome de Fantinel. Disse que o nome poderia até vir de fora, no caso de nova filiação. “O partido não e gueto, não é um clube de amigos”, afirmou Schirmer, que é ligado ao vereador Tubias Calill, que por sua vez não é do grupo de Fantinel.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após parecer favorável do Conselho de Saúde, Comissão de Orçamento e Finanças aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024 Anterior

Após parecer favorável do Conselho de Saúde, Comissão de Orçamento e Finanças aprova a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024

Em Viamão, presidente Lula entrega mais de 400 casas populares do Minha Casa, Minha Vida Próximo

Em Viamão, presidente Lula entrega mais de 400 casas populares do Minha Casa, Minha Vida

Política