Cadeira do PSol

Alice Carvalho fala da possibilidade de assumir vaga na Assembleia

Leandra Cruber

Quarta suplente do PSOL a deputada estadual, a psicóloga Alice Carvalho vive a expectativa de assumir vaga no Legislativo, mas sem tirar os pés do chão. Com a confirmação da cassação do deputado Luís Augusto Lara (PTB), na quarta-feira, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) anulou seus votos e determinou a recontagem.

E, nesse caso, a vaga será do PSOL. Como os três suplentes do partido, são, atualmente, vereadores - Pedro Ruas e Matheus Gomes, em Porto Alegre, e Jurandir Silva, em Pelotas -, há chances de Alice ficar com a cadeira. Isso porque os três parlamentares terão de renunciar ao mandato para assumir por menos de um ano a vaga na Assembleia. Além disso, Ruas, que é o 1º suplente, é também pré-candidato a governador do Estado.

A direção estadual do PSOL deve tomar um decisão até a próxima segunda-feira.

- A luta do PSOL para conseguir a cadeira na Assembleia não é recente. Mas, ainda assim, foi uma surpresa saber que conseguimos essa vitória para o partido como um todo - comenta ela, referindo-se à ação do partido no Superior Tribunal Eleitoral (TRE) para anulação os votos de Lara, ainda em 2019.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Eduardo Ramos 

Alice é a quarta suplente do PSOL, mas os três outros são, atualmente, vereadores e teriam de renunciar ao mandato para assumir por alguns meses na Assembleia.

Entre os suplentes, Alice não precisaria renunciar a mandatos. Além disso, caso assuma uma das cadeiras da Assembleia Legislativa, o PSOL aumentaria a representação no Legislativo gaúcho com duas deputadas. A outra é Luciana Genro, que é natural de Santa Maria.

- A decisão virá a partir das discussões que estão sendo realizadas. Sabemos que os suplentes são todos qualificados para assumir uma cadeira na Assembleia. E estar na suplência significa o reconhecimento da construção política que temos feito em Santa Maria há anos. Além disso, seria mais um nome para representar a cidade e a política que defendemos no Parlamento gaúcho - ressalta Alice, que recebeu, em 2018, 6.701 votos.

Alice Carvalho concorreu pelo PSol e conquistou 3.371 votos 

Caso assuma, a psicóloga será uma das primeiras santa-marienses do PSOL a ter uma cadeira na Assembleia. Luciana, apesar de ter nascido na cidade, construiu a trajetória política em Porto Alegre.

Ainda, a psicóloga diz que acompanha as discussões que são realizadas. O debate da direção com os suplentes deve ocorrer ao longo do final de semana. Alice foi candidata a vereadora mais votada na eleição de 2020, mas, em razão do quociente eleitoral, não foi eleita. Ela teve mais de 3,3 mil votos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo federal concederá benefício de R$ 65 a gestantes

Próximo

Depois de mais de 6 horas, sessão da Câmara termina sem consenso

Política