Em Santa Maria

'Não vou falar de nada que ainda está em caráter de especulação', diz Leite sobre possível desistência de Doria

Felipe Backes

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Eduardo Ramos (Diário) 
Leite recebeu bandeira do Brasil das mãos de Jorge Pozzobom

A assinatura da ordem de serviço de pavimentação de duas ruas do Bairro São José ficou de lado. O assunto foi a visita do governador Eduardo Leite e a montanha-russa política gerada com a especulação de que João Doria, governador paulista, teria desistido de concorrer à presidência. Com isso, Leite seria o candidato natural do PSDB ao principal posto político do país. À tarde, porém, Doria voltou atrás e decidiu permanecer como candidato. Além disso, a passagem por Santa Maria, na manhã desta quinta-feira, foi uma das últimas agendas oficiais do governador, que transmitirá o cargo à tarde ao vice Ranolfo Vieira Júnior. Leite, porém, foi cauteloso. Com postura e eloquência política, o governador preferiu não comentar seu futuro como possível candidato à presidência.

Após evento oficial, começam obras de pavimentação em vias do Bairro São José

- Não vi nenhum anúncio por parte do governador João Doria. Eu não vou fazer manifestação a respeito de algo que não tem nada oficial. Tenho grande respeito por ele, grande ator político. Não vou falar de nada que ainda está em caráter de especulação. A minha renúncia ao mandato se impõe como a lei eleitoral exige, para que eu possa ter participação ativa no processo eleitoral. A posição, uma candidatura ou não, vai ser decidida em conjunto - disse Leite.

FATOR DÓRIA

Durante a coletiva, Leite disse que renunciou ao cargo de governador atendendo a um chamado do partido, mas não confirmou se será, de fato, o candidato do PSDB à presidência:

- A minha própria atividade como governador, com todas essas ações empreendias no Estado, contratos, convênios, parcerias, obras, não seria capaz se conciliada com a necessidade de participar do processo político, seja no palanque como candidato ou nos bastidores como apoiador. Minha trajetória política me proporciona, hoje, um protagonismo na discussão, no debate. Ouve um chamado do meu partido, o PSDB, nessa direção, e eu atendi, porque a democracia tem o seu ápice no processo eleitoral. Nós temos um país que está precisando de uma atuação de todos nós. Vamos engajar nesse processo e o que entenderem que for o meu papel, eu vou cumprir. A minha renúncia se dá nesse ambiente, para que eu possa estar disponível, abrindo possibilidades de participação.

Funcionários fazem curso para retornar às obras nas galerias do Calçadão

Em novembro, Doria venceu as prévias tucanas, superando Leite e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB). Mas, à tarde, o político voltou atrás e optou por seguir como candidato.

Na tarde desta quinta, durante um seminário municipalista organizado pelo Governo de São Paulo, foi confirmada a renúncia de João Doria ao cargo de governador e anunciada a candidatura à presidência pelo PSDB. Na cerimônia, Doria recebeu um troféu de mérito municipalista, após pronunciamentos de apoio de parlamentares do governo de São Paulo. Em tom de despedida do seu cargo de governador, Dória relembrou sua trajetória política e os feitos dos últimos quatro anos de trabalho: 

- Quero construir um consenso em prol de uma aliança nacional, contra os erros do petismo e do bolsonarismo. Vamos defender a democracia, a liberdade e o futuro do Brasil. - argumentou Doria ao anunciar a candidatura à presidência

PREFEITURA PAROU

O governador Eduardo Leite (PSDB) veio a Santa Maria para a assinatura da ordem de serviço de asfaltamento das ruas Pedro Figueira e João Franciscatto, no Bairro São José. A obra de asfaltamento das vias será feita por meio do programa Pavimenta RS, custeada com recursos do governo do Estado e prefeitura de Santa Maria.

Leite, que é aliado do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), foi recebido com festa por políticos santa-marienses.

- Está todo nosso secretariado aqui. Nós, literalmente, paramos a prefeitura para te receber - disse o prefeito ao governador.

E, de fato, os comandantes das principais pastas deixaram suas atividades para acompanhar a assinatura da ordem de serviço e tirar fotos com Eduardo Leite. Nenhum deles falou ao microfone. Vereadores e simpatizantes também compareceram, bem como funcionários das empresas responsáveis pelas obras e moradores do entorno da obra.

Amanhecer em Santa Maria registra menor temperatura em março nos últimos 10 anos

Para contemplar a todos, quase faltou espaço na folha. Dez autoridades foram convidadas a assinar a ordem de serviço. Além do governador, do prefeito e do vice, assinaram o papel os representantes da empresa, três vereadores, um representante da Brigada Militar e até mesmo o pai do prefeito, Albino Pozzobom.

- Não vai ser por falta de assinatura - brincou o governador.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Pai de Pozzobom também assinou ordem de serviço

O prefeito ficou ao lado do governador durante todos os cerca de 45 minutos em que Leite permaneceu por ali. Disse estar "eternamente agradecido" a Leite e destrinchou, no discurso, diversos auxílios do governo do Estado dados ao município. Tudo culminou na entrega de uma placa ao governador, que estabelece o título de "Amigo de Santa Maria" a Eduardo Leite. O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, deu ao governador uma bandeira de Santa Maria. Pozzobom foi além e presenteou Leite com uma bandeira do Brasil, insinuando que o tucano será candidato à presidência.

- Queremos que o senhor cuide dos 5.570 municípios desse Brasil maravilhoso - desejou Pozzobom.

AS OBRAS

Serão asfaltadas as ruas Pedro Figueira e João Franciscatto. Estão previstas obras de drenagem pluvial, terraplenagem, pavimentação asfáltica, sinalização e construção de passeio público. As vias, quando concluídas, vão conectar a RSC-287 (Faixa Nova) e RS-509 (Faixa Velha), além do acesso à Universidade Federal de Santa Maria pela estrada de Pains e poderão ajudar a desafogar o trânsito na Região Leste.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ranolfo Vieira Júnior assume o governo do Rio Grande do Sul Anterior

Ranolfo Vieira Júnior assume o governo do Rio Grande do Sul

Após tiroteios, escola de Educação Infantil retoma as aulas Próximo

Após tiroteios, escola de Educação Infantil retoma as aulas

Política