santa maria

Policiais que participaram de prisão por triplo homicídio são homenageados

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação/Prefeitura)

Os policiais militares que participaram da perseguição e prisão dos homens responsáveis pelo triplo homicídio da última sexta-feira, no Bairro Chácara das Flores, receberam homenagens da Prefeitura Municipal de Santa Maria. No caso em questão, cinco homens foram presos por balear e matar outros três. Três já foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), e dois seguem sob custódia da Brigada Militar no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). As vítimas foram identificadas como Sandro da Silva Pereira, 35 anos, Vagner Bech Machado, 32 anos, e Rafael Reis Espindola, 27 anos.

'Ele estava no lugar errado, na hora errada', diz irmã de um dos mortos em tiroteio

Na manhã desta segunda-feira, na ocasião dos 182 anos da Brigada Militar (BM), o prefeito Jorge Pozzobom homenageou os policiais que participaram da prisão. Os militares receberam um certificado de honra ao mérito atestando o ato de bravura que desempenharam. Por questões de segurança, dos policiais e suas famílias, o nome deles não será divulgado. 

INVESTIGAÇÃO
Dos três homens que estavam internados no Husm, um deles deu alta na sexta-feira. Leandro Matheus da Costa Insauralde, 20 anos, foi encaminhado à Pesm. Outros dois, identificados como David Pereira Machado, 21 anos, e Jeferson Rodrigues do Nascimento, 31 anos, já haviam sido encaminhados à Penitenciária. Valdenir Lopes de Lima, 31 anos, e Vinícius Silva dos Santos, 21 anos, seguem hospitalizados.

Segundo o delegado Gabriel Zanella, da Delegacia de Homicídios, responsável pela investigação, está sendo feito um trabalho com a inteligência da Polícia Civil a fim de esclarecer os motivos do crime. Ele ainda afirma que as diligências apontam que dois dos homens mortos foram atingidos por engano:

- Eles não seriam alvos diretos da ação, eles podem ter sido confundidos fisicamente ou por semelhança de roupa, esboçado alguma reação ou tentativa de fuga. Estavam no local errado, na hora errada - afirma Zanella.

Os cinco criminosos estavam fardados com camisetas com estampa da Polícia Civil. O delegado presume que eles quiseram forjar uma abordagem policial para que as vítimas não tentassem fugir. No entanto, o disfarce foi percebido rapidamente.

- Não só pela falsificação um tanto grosseira das camisetas, mas pela forma como estavam vestidos, com bermuda e touca ninja. A polícia não procede dessa forma - explica.

O CASO
Um tiroteio deixou três mortos e três baleados por volta das 18h de sexta-feira, dia 15, no Bairro Chácara das Flores, em Santa Maria. O crime ocorreu no campo de futebol na Rua La Paz, na Vila Cerro Azul.

Cinco homens fortemente armados chegaram em dois veículos, usando toucas ninjas e portando fuzis, pistolas, revólveres e submetralhadoras, trancando as duas entradas da rua, quando começaram a atirar.

Ainda segundo a polícia, os cinco homens vestiam camisetas da Polícia Civil. Durante o tiroteio, três pessoas foram mortas. Após a chegada da BM, iniciou-se uma perseguição aos criminosos com troca de tiros. Eles, minutos antes, haviam abandonado o carro e roubado um Escort que estava parado em uma rua lateral. Ao serem cercados pelos policiais, os criminosos perderam o controle do veículo, bateram o carro em um muro de uma residência que fica na Rua Fernandes Vieira, no mesmo bairro. Dois criminosos foram baleados no rosto e um na barriga.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem e adolescente são baleados na Região Oeste Anterior

Jovem e adolescente são baleados na Região Oeste

Adolescente morre afogado em barragem de São Gabriel Próximo

Adolescente morre afogado em barragem de São Gabriel

Polícia/Segurança