Foto: Brigada Militar (Divulgação)
A Brigada Militar flagrou a manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro durante uma operação realizada na segunda-feira (29), em Santa Maria. A ação integrou a Operação Recicladoras e contou com a atuação do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, com apoio do 1º Regimento de Polícia Montada, da RGE e da Corsan.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em uma residência vistoriada, os policiais encontraram oito aves silvestres mantidas ilegalmente em gaiolas no pátio do imóvel. Entre os animais estavam quatro cardeais, três canários-da-terra e um trinca-ferro. No mesmo local, também foram constatadas irregularidades relacionadas ao furto de água e de energia elétrica.
- Preparador físico dá sete dicas para um 2026 ativo, saudável e sustentável
- Segunda edição do projeto ‘Leitura Criativa na Escola’ faz entrega de livros de literatura em escolas de Santa Maria e Nova Palma
As aves foram apreendidas e devolvidas ao habitat natural. Oito gaiolas e um alçapão utilizados para captura foram apreendidos e destruídos. O responsável foi identificado, mas não estava no local no momento da fiscalização. Foi lavrada Comunicação de Ocorrência Policial para as providências legais cabíveis.