Nota do Exército Brasileiro confirma risco explosivo em artefato localizado em Cruz Alta

Nota do Exército Brasileiro confirma risco explosivo em artefato localizado em Cruz Alta

Foto: Fábio Marangon (Cruz Alta)

O Exército Brasileiro divulgou uma nota oficial para detalhar a atuação conjunta com os órgãos de segurança pública nas duas ocorrências envolvendo artefatos de origem militar, registradas em Cruz Alta entre os dias 27 e 28 de junho. As ações mobilizaram equipes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e militares do Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A primeira ocorrência foi registrada na manhã de sábado (27), na Rua Procópio Gomes, no Bairro Ludke. No local, um artefato identificado como uma granada de bocal foi localizado no galpão de uma residência. A Brigada Militar isolou a área e realizou a evacuação preventiva dos imóveis próximos, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar, o Samu e o Esquadrão Antibombas do Bope foram acionados para atender à ocorrência.

Em apoio aos órgãos de segurança, militares do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP) realizaram a destruição controlada da granada em local apropriado, seguindo todos os protocolos de segurança.

Menos de 30 horas depois, um novo artefato foi localizado, desta vez no fim da tarde de domingo (28), em uma área de grama em frente a uma residência na Rua Voluntários da Pátria, também no Bairro Ludke. O local fica a cerca de 800 metros de onde o primeiro objeto havia sido encontrado. A Brigada Militar foi acionada após uma denúncia sobre um suposto artefato militar encontrado em via pública.

O local também foi isolado, e o Esquadrão Antibombas do Bope realizou a avaliação técnica, com o acompanhamento de militares do Exército. Após a inspeção, foi constatado que o objeto era apenas um estojo de munição, sem carga explosiva e sem oferecer risco à população.

O material foi recolhido pelo Bope e encaminhado para Porto Alegre, onde passará por análise técnica e pelos procedimentos administrativos.

Segundo o Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, as duas ocorrências transcorreram sem registro de feridos e demonstraram a integração entre o Exército Brasileiro e os órgãos de segurança pública na adoção dos protocolos necessários para garantir a segurança da população.

Na nota, o Exército reforça que qualquer objeto suspeito com potencial risco explosivo não deve ser manuseado. A orientação é que a população mantenha distância do local e acione imediatamente a Brigada Militar pelo telefone 190.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Júri do Caso Gabriel: em depoimento, perito afirma que jovem não apresentava sinais de afogamento Anterior

Júri do Caso Gabriel: em depoimento, perito afirma que jovem não apresentava sinais de afogamento

Colisão entre dois veículos deixa uma vítima fatal e bloqueia a RSC-287 em Agudo Próximo

Colisão entre dois veículos deixa uma vítima fatal e bloqueia a RSC-287 em Agudo

Polícia/Segurança