Fotos: Beto Albert (Diário)
Sentido Centro-Bairro.
Alguns trechos urbanos da BR-287, em Santa Maria, preocupam tanto pela má sinalização para motoristas e pedestres, quanto pela falta de passarela. Outro problema é a alta velocidade dos veículos nos trechos que fazem parte da Travessia Urbana da cidade. Em oito meses, três mortes foram registradas durante travessia nas proximidades do Bairro Juscelino Kubitschek. Responsável pela rodovia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) indicou que a passarela próxima ao local do acidente fatal mais recente deve ser concluída em outubro. Até a data, obras estarão sendo feitas no local.
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As respostas são o retorno do Dnit após a matéria publicada nesta segunda-feira (5). Os questionamentos da reportagem foram centralizados nos pontos de acidente. Em especial no último registrado, o atropelamento de uma idosa de 72 anos, que faleceu na última quarta-feira (31), ao atravessar a via entre os bairros Juscelino Kubitschek e Pinheiro Machado.
No ponto, há uma passarela ainda não concluída. Com isso, os pedestres passam entre as muretas que separam os dois lados da via duplicada. No local próximo ao acidente, a faixa de segurança está apagada.
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Conclusão da passarela
O Dnit indica que a conclusão da passarela está prevista para outubro, e que para avançar com a estrutura, é necessário concluir a realocação da rede de energia elétrica existente no local. As obras da passarela no lado direito da BR-287 (sentido centro-bairro) foram retomadas no segundo semestre do ano passado. Veja as etapas.
Já realizado
- No lado esquerdo da rodovia (sentido bairro-centro), o Dnit já concluiu a parte estrutural e os acessos da futura passarela, além das vigas da parte central, que aguardam o avanço dos serviços para realização de içamento da estrutura por onde vão passar os pedestres.
Falta realizar
- Próxima terça (13) – Desligamento da energia elétrica no local para fazer a quarta etapa
- A seguir – Após a realocação da rede de energia, terão continuidade as obras de construção das rampas do lado direito e a segunda etapa do pilar central para posterior içamento das vigas e conclusão para estrutura metálica da passarela
Ainda no local
Ainda na BR-287, paralelo à implantação da passarela, o Dnit indica que estão sendo concluídas as calçadas em ambos os lados da rodovia. O órgão ressalta que a rodovia passou de pista simples para dupla e, com isso, pedestres devem utilizar obrigatoriamente passarelas e passagens inferiores dos viadutos para realizar as travessias em segurança. Os pontos com faixa de pedestres receberão reforço na sinalização, informa o Dnit.