
Foto: Rafael Menezes
Evento nesta quarta-feira reúne autoridades, especialistas e profissionais da área no Mercado da Vila Belga
Está ocorrendo nesta quarta-feira (9), em Santa Maria, um importante seminário que tem como foco os desafios da segurança pública e a integração entre instituições no Rio Grande do Sul. Intitulado Segurança Pública no Rio Grande do Sul: Desafios e Integração Interinstitucional, o evento começou às 9h e segue até as 17h30min no LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2.038).
Promovido pela prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), o seminário reúne autoridades, especialistas e profissionais das áreas de segurança, Direito, administração, ciências sociais, além de estudantes e demais interessados nos temas de segurança, criminalidade e estudos sobre fronteiras.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, o seminário representa uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre as diferentes forças de segurança.
- A troca de experiências e o debate sobre os desafios atuais são cruciais para aprimorarmos nossas estratégias e garantirmos um futuro mais seguro para todos os gaúchos - destacou o secretário.
O presidente do Idesf, Luciano Stremel Barros, também reforçou a importância do encontro.
- O evento visa aprimorar a segurança pública no Rio Grande do Sul, destacando a queda nos índices de violência. A integração interinstitucional é chave para um futuro mais seguro e um ambiente propício ao desenvolvimento - afirmou.
A programação conta com palestras, mesas-redondas e painéis temáticos, com a participação de representantes de Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público, Poder Judiciário e universidades. Entre os temas discutidos, estão o combate ao crime organizado, a segurança nas fronteiras, as políticas públicas de prevenção e o papel da tecnologia na segurança.
O seminário também propõe o fortalecimento da cooperação entre os entes públicos e privados, com foco na construção de soluções integradas e sustentáveis para os desafios enfrentados na área.
Tema é demanda da sociedade
O chefe da Polícia Civil do Estado, delegado Fernando Sodré, afirmou que o debate travado nesta quarta-feira em Santa Maria é muito importante pelo fato de a segurança pública ser hoje a maior demanda da sociedade brasileira. Ele destacou os indicadores do Programa RS Seguro, implementado pelo Executivo estadual para reduzir os crimes.
- Os números criminais no Rio Grande do Sul estão cada vez melhores, fruto de muito trabalho, integração e esforço de todas as instituições - disse Sodré.
Os números apresentados no seminário mostram redução nos indicadores nos últimos seis anos, dentro de uma média geral. Ele garante que a segurança pública no Rio Grande do Sul já é referência nacional.
Representando o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, que não compareceu no seminário, Fernando Sodré também comentou à reportagem do Diário/Bei sobre a nova estrutura da Polícia Civil, que foi apresentada na terça-feira (8) pelo governo estadual.
- Criamos gabinetes para modernizar a gestão, departamentos operacionais, entre eles de crimes cibernéticos, de crimes contra a administração pública e de aviação, para atender as divisas para além do Estado. E criamos, também, o departamento de saúde, que é para atender as necessidade de nossos servidores de bem-estar e qualidade de vida - informou.