data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
Em 10 de março, às 8h51min, no Hospital Universitário de Santa Maria, nasceu Benício Vasconcellos da Silva. O bebê veio ao mundo pesando 1 quilo e 705 gramas e medindo 38 centímetros, por meio de cesárea.
Ele é o primogênito de Janice Rodrigues Vasconcellos e Vanderlei Júnior Souza da Silva, ambos de 22 anos.
O casal, que hoje mora em Santa Maria, se conheceu no ano passado, por meio do Facebook, e, em seguida, começou a namorar. Janice e Vanderlei moram juntos desde então.
Benício foi muito aguardado pelos papais. Foram os dois que escolheram o nome do filho.
- Foi bem difícil decidir, pois queríamos um nome incomum. Então, começamos a pesquisar na internet e descobrimos Benício, que significa "abençoado" - diz Janice.
A gravidez foi de alto risco e muitos desafios foram enfrentados.
- Desde o início, tive infecção causada pelo citomegalovirus, que gerou ascite no Beni, um líquido que ficou parado em grande quantidade na barriguinha dele - conta a mãe.
Além disso, a gestação foi centralizada, ou seja, a irrigação sanguínea da criança acontecia em somente algumas partes do corpo. Com isso, o menino corria risco de morte se não nascesse em seguida. Desde então, às 31 semanas de gestação, Janice ficou internada no hospital.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Beni, como é carinhosamente chamado, nasceu de 34 semanas e 1 dia, em parto de emergência. A mamãe lembra, emocionada, do dia:
- Foi uma correria. Eu estava no centro obstétrico do hospital, aguardando por um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neo Natal, até que, em 10 de março, o médico veio até mim, bem cedinho, e disse que eu iria ser encaminhada ao centro cirúrgico para ser realizada a cesárea, pois o Beni precisava nascer.
Conforme recorda Janice, o parto foi tranquilo e tudo ocorreu bem. Vanderlei acompanhou o momento de perto.
- O papai ficou ao nosso lado, não deixando que faltasse amor, atenção e carinho - diz a mamãe.
Para Janice, o filho é o melhor presente que poderia receber:
- Ele é nosso bem mais precioso, um milagre que Deus nos concedeu. Os médicos se surpreenderam com a forma como
Beni lutou pela vida, sem precisar de sonda ou respirador, e como está bem ainda hoje.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
O pequeno é neto de Veraci Rodrigues e José Jorge Vasconcellos, avós maternos, e Elizete de Souza Teixeira e Jesus Vanderlei da Silva Teixeira, paternos.
Os padrinhos e titios Roseli Teixeira e Joaires Fernandes estão muito felizes com a chegada do bebê.
- Para nós, receber o convite para sermos dindos do Benício foi um grande prazer e motivo de enorme felicidade, o que, também, fortaleceu nossos laços familiares com os papais- fala Roseli.
A madrinha deseja que o menino cresça com saúde e que saiba que terá todo amor e carinho que os padrinhos poderão oferecer.
Benício tem 11 padrinhos. Ele foi batizado, em casa, em 19 de abril.