Foto Divulgação
Sistema deve ser semelhante ao da foto, que começará a funcionar em Minas e Goiás em dezembro
A concessão da RSC-287, entre o trevo do Aeroporto de Santa Maria e Tabaí, passará a ter duas balanças de pesagem de caminhões, carretas e ônibus, mas num sistema mais moderno. Nesta quinta (28), durante o 1º Seminário de Rodovias Inteligentes, no auditório da Famurs, em Porto Alegre, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, vai assinar um termo aditivo para implementar o sistema HS-WIM, de forma experimental e em um período de testes de dois anos, na rodovia RSC-287. Esse sistema é de pesagem com veículo em movimento, do inglês High Speed Weigh-in-Motion (HS-WIM), e possui tecnologias de fiscalização, monitoramento e controle. Uma das vantagens é que 100% dos veículos serão pesados, 24 horas por dia. Nas balanças convencionais, nem todos passam por fiscalização. Outra é que os veículos não perderão tempo tendo de parar para a pesagem.
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Na prática, caminhões não precisarão parar nem reduzir a velocidade. Esse sistema foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Inmetro nos últimos meses e entrará em operação nas primeiras rodovias brasileiras agora em 2 de dezembro, na concessionária Ecovias do Cerrado, que administra a BR-365, em Uberlândia (MG), e a BR-364, em São Simão (GO). Lá, o sistema de pesagem do modelo HS-WIM tem pórticos com leituras de placas e sensores de movimento no asfalto, que calculam o peso de caminhões e outros veículos comerciais.
A pesagem ocorre em tempo real. O sistema da Ecovias detecta se há ou não sobrepeso assim que o veículo passa pelos sensores. Caso seja detectada a infração, o motorista responsável receberá uma notificação em até 30 dias, tendo prazo de 30 dias para recorrer. Ao final desse período, ou se a defesa for rejeitada, será emitida a multa, cujos valores variam conforme a quantidade de carga excedente. No caso da RSC-287, a Rota havia informado que, logo após a balança, haverá também um painel eletrônico informando o motorista que precisará parar para fazer o transbordo da carga e retirar o peso excedente.
Aqui na RSC-287, não foi divulgado pelo Estado nem pela Rota de Santa Maria em que cidades esse sistema será instalado. Há cerca de um ano, a concessionária havia informado que as duas balanças convencionais previstas, com postos de parada e pesagem, seriam na região de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Talvez nesta quinta seja divulgada a localização desses pórticos de pesagem em movimento e a partir de quando essas balanças entrarão em funcionamento.