data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
Às 8h24min de 8 de julho, no Hospital São Francisco de Assis, nasceu Antônia Rigão Saccol.
A pequena veio ao mundo pesando 3 quilos e 195 gramas e medindo 49 centímetros, por meio de cesárea. Ela chegou para completar a alegria dos pais, a dona de casa Fernanda Albieiro Rigão, 30 anos, e o serralheiro autônomo Anderson de Oliveira Saccol, 32, e da irmã, Sofia, 3.
Os santa-marienses se conheceram na Cidade Cultura, há 17 anos, através de amigos em comum. Eles se casaram em 2014.
Antônia foi aguardada pela família. Os papais planejaram ter a segunda filha em 2020 e, em dezembro de 2019, a garotinha já estava a caminho.
- Sempre quisemos ter dois filhos. Consideramos importante que eles valorizem a companhia um do outro - comenta Fernanda.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
O nome da menina foi escolhido pelo pai e pela mãe. O período de gestação foi tranquilo e sem complicações. Antônia chegou alguns dias antes do previsto, com muita saúde. Devido à pandemia da Covid-19, apenas o marido acompanhou Fernanda à maternidade. E, mais uma vez, emocionou-se ao ver uma filha nascer.
- Eu já havia assistido ao parto da Sofia. O momento é único e indescritível - diz Anderson.
Para a mamãe, a chegada da caçula representa uma nova fase. Os quatro estão se adaptando à nova rotina com alegria, dedicação e ajuda mútua.
- Desde o início da gravidez, explicamos à Sofia como seria a chegada de um irmãozinho. A cada conversa, ela criava expectativas positivas. Assim, com paciência e atenção, ela recebeu a irmã que hoje é a alegria dela - conta Anderson.
Sofia é supercarinhosa com a caçula. Ao receberem visitas, a primogênita faz questão de apresentar a bebê, segundo Fernanda.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Antônia tem como avós maternos, Ana Lúcia Albieiro Rigão e Luiz Fernando Rigão, e paternos Iracema de Oliveira Saccol e Armando Borin Saccol.
Ana Lúcia deu os primeiros banhos da bebê em casa:
- Acompanhei a chegada da Sofia e, agora, estou tendo o prazer de participar desta fase da Antônia também. Ser avó é um presente maravilhoso.
A vovó deseja à netinha, felicidade, saúde, harmonia e que tenha os caminhos iluminados por Deus.
- Esperamos deixar um mundo melhor para as meninas. Queremos estar sempre perto - diz Anderson.
Fernanda vai ensinar as filhas a amar e respeitar aos mais velhos, dando valor à família e aos amigos.
Antônia foi batizada em casa, em 18 de julho, e será batizada em igreja católica, em data a definir. Ela tem seis casais de padrinhos, entre amigos e familiares dos pais.