A padroeira do Estado, Nossa Senhora da Medianeira, tem em Santa Maria sua maior festa, a Romaria Estadual da Medianeira, e talvez sua maior casa, a Basílica, ponto de fé e visitação, localizada na avenida que também leva seu nome. Por isso, muitos podem pensar que a Mãe Medianeira é a padroeira do município. No entanto, a protetora da cidade é a Nossa Senhora da Conceição e o feriado do dia 8 de dezembro é dedicado em sua homenagem. A data é celebrada em quase todo o Brasil, muitas cidades e 12 capitais param as atividades para celebrar a Virgem da Conceição.
O município foi criado a partir de acampamentos de uma comissão que demarcava as terras entre Portugal e Espanha. A forte fé cristã dos oficiais os levaram a construir uma capela provisória em devoção a Imaculada Conceição. Por volta de 1837, foi feita uma matriz e em 1902 foi iniciada a construção da atual Catedral Metropolitana. A Imaculada Conceição foi invocada como padroeira da cidade em 1779, por José JoaquimMascarenhas Castelo Branco, bispo do Rio de Janeiro.
Imaculada Conceição
A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, sendo, portanto, cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
Nossa Senhora da Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio 9º em 8 de dezembro de 1854. Está na Bíblia, na passagem em que o Anjo Gabriel desceu dos céus para anunciar a Virgem Maria que ela seria a Mãe do Salvador. E o Papa proclamou Imaculada Conceição com base em Gênesis: “Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.” (Gênesis – 3,15)
Assim está escrito na bula (documento papal), que o Papa Pio 10º proclamou: “Em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis.”
O feriado
A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto 4°. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Assim, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira que é homenageada neste dia em alguns municípios.
Ela foi protetora do país no período colonial, proclamada padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro 1º, até que no início do século 20, o título foi para Nossa Senhora de Aparecida. Hoje, no Brasil existem mais de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada.