Você sabe quem é a padroeira de Santa Maria? Conheça Nossa Senhora da Conceição, homenageada nesta quinta

Rebeca Kroll

Você sabe quem é a padroeira de Santa Maria? Conheça Nossa Senhora da Conceição, homenageada nesta quinta
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/ Arquivo)

A padroeira do Estado, Nossa Senhora da Medianeira, tem em Santa Maria sua maior festa, a Romaria Estadual da Medianeira, e talvez sua maior casa, a Basílica, ponto de fé e visitação, localizada na avenida que também leva seu nome. Por isso, muitos podem pensar que a Mãe Medianeira é a padroeira do município. No entanto, a protetora da cidade é a Nossa Senhora da Conceição e o feriado do dia 8 de dezembro é dedicado em sua homenagem. A data é celebrada em quase todo o Brasil, muitas cidades e 12 capitais param as atividades para celebrar a Virgem da Conceição.

O município foi criado a partir de acampamentos de uma comissão que demarcava as terras entre Portugal e Espanha. A forte fé cristã dos oficiais os levaram a construir uma capela provisória em devoção a Imaculada Conceição. Por volta de 1837, foi feita uma matriz e em 1902 foi iniciada a construção da atual Catedral Metropolitana. A Imaculada Conceição foi invocada como padroeira da cidade em 1779, por José JoaquimMascarenhas Castelo Branco, bispo do Rio de Janeiro.

Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, sendo, portanto, cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Nossa Senhora da Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio 9º em 8 de dezembro de 1854. Está na Bíblia, na passagem em que o Anjo Gabriel desceu dos céus para anunciar a Virgem Maria que ela seria a Mãe do Salvador. E o Papa proclamou Imaculada Conceição com base em Gênesis: “Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.” (Gênesis – 3,15)

Assim está escrito na bula (documento papal), que o Papa Pio 10º proclamou: “Em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis.”

O feriado

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto 4°. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Assim, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira que é homenageada neste dia em alguns municípios.

Ela foi protetora do país no período colonial, proclamada padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro 1º, até que no início do século 20, o título foi para Nossa Senhora de Aparecida. Hoje, no Brasil existem mais de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pozzobom decide se vai transformar em lei projeto que proíbe consumo de álcool em lugares públicos Anterior

Pozzobom decide se vai transformar em lei projeto que proíbe consumo de álcool em lugares públicos

Aprovação de projeto de lei que proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos repercute em Santa Maria Próximo

Aprovação de projeto de lei que proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos repercute em Santa Maria

Geral