desabastecimento

VÍDEOS + FOTOS: rompimento da rede de abastecimento deixa 10 locais sem água

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rompimento da rede de abastecimento, causada pela RGE na Vila Cerro Azul, alagou casas e deixou moradores sem água

Matéria atualizada em 3 de janeiro de 2020, às 11h18min

Um rompimento na rede de abastecimento de água na Vila Cerro Azul, localizada no Bairro Chácara das Flores, em Santa Maria, deixou 2 mil pessoas sem água na quinta-feira.  A previsão inicial era de que o abstecimeto fosse normalizado ao meio dia desta sexta mas, em novo comunicado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) atualizou a expectativa de retorno para o fim da tarde de sexta. 

Conforme informado pela Corsan, o problema foi causado pela Rio Grande Energia (RGE), durante uma obra na Rua Castro Alves, na Vila Cerro Azul e começou por volta de meio-dia. Além do desabastecimento, o estrago no cano alagou a casa de moradores que residem próximo ao local do incidente. No local, equipes da RGE também fazem poda de árvores. O prazo de normalização foi estendido porque, após o primeiro reparo no rompimento da rede, foi constatado uma perfuração na mesma tubulação. Com isso, os trabalhos devem se estender ainda nesta sexta-feira. A Corsan também já enviou o pedido de ressarcimento para a RGE.

Consumidor poderá bloquear ligações indesejáveis de ofertas de crédito

O superintendente regional da Corsan, José Epstein, explicou que rompimentos causados pela RGE são recorrentes e as companhias inclusive já se reuniram para buscar resolver o problema.

- No caso de hoje, atingiram uma rede de grande porte. O reparo a Corsan providencia e depois buscamos o ressarcimento com a RGE. Mas é muito importante que eles sempre nos avisem quando forem fazer esses reparos, para esse tipo de acidente seja evitado - afirmou Epstein.

Cheque especial terá juros limitados a partir de segunda-feira

A doméstica Andressa Trindade Rodrigues mora quase em frente do local onde houve o rompimento. Ela conta que a água que vazou inundou toda a sua casa. Ela contabilizou prejuízo com a geladeira queimada e móveis que acabaram molhando. Ainda de acordo com ela, vizinhos e amigos se solidarizaram para tirar o barro de dentro do imóvel e ajudaram a cuidar do filho que tem 1 ano e 6 meses.  

No vídeo abaixo Andressa conta como ficou sua casa após a inundação:

NORMALIZAÇÃO

Veja os 10 locais que foram atingidos pelo desabastecimento:

  • Centro 
  • Nossa senhora de Fátima
  • Vila Medianeira
  • Bom Fim
  • Vila Carolina
  • Nonoai
  • Tamanday
  • Vila Bazzegio
  • Vila Esperança
  • Vila Zulmira

O QUE DIZ A RGE
Por meio de nota, a RGE informou que: "durante a realização da cava para obra de instalação de poste, uma equipe perfurou um ponto da rede pluvial da Corsan. A RGE se colocou à disposição dos técnicos da companhia de água para prestar o apoio necessário."

Números de mortes no trânsito em 2019 têm redução em relação aos anos anteriores

Não foram divulgados números acerca de quantos clientes estão sem luz, mas a RGE estima que o desligamento atinge os bairros Chácara das Flores e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ainda segundo a concessionária, a manutenção programada "serve para fortalecer e modernizar o sistema de distribuição de energia da região."

SEM ÁGUA NA REGIÃO OESTE data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rompimento na rede de abastecimento no Bairro Tancredo Neves

Na manhã de quinta-feira, o Bairro Tancredo Neves ficou sem água devido ao rompimento da rede de abastecimento na Rua José Gabriel de Moraes Brenner. Segundo moradores o desabastecimento aconteceu durante toda a manhã e início da tarde.

Pontos comerciais viram biblioteca em São João Polêsine

Segundo o superintendente da Corsan, o rompimento aconteceu sem fatores externos, mas uma equipe da Corsan foi acionada para que o problema pudesse ser resolvido.

De acordo com o aposentado Antônio Reis, morador da região, a falta d'água no bairro é quase como uma constante e acontece sem aviso nenhum. Ele explica que quando o abastecimento normaliza o que sai das torneiras é uma água suja e escura:

Acompanhe o depoimento do aposentado e de outros moradores do bairro no vídeo abaixo:


*Colaborou Chaiane Appelt

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Uma avenida e duas ruas da Região Central de Santa Maria terão asfalto recuperado

Próximo

Jovem que morreu após acidente em Santiago será homenageado com cortejo a cavalo

Geral