confusão

VÍDEO: vacinação contra a Covid na ESF Roberto Binato acaba em tumulto

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (especial/Diário)
Guarda Municipal precisou ser chamada para conter o tumulto no local

O que era para ser um dia de alegria e alívio pela imunização contra a Covid-19, se transformou em momento de reclamação e tumulto, na tarde desta sexta-feira. A ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, foi o único local de Santa Maria com doses disponíveis para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade, gestantes, puérperas e lactantes. Foram disponibilizadas 240 doses para a primeira aplicação deste público e um grande número de pessoas procurou o local. Como a conta não fechou, muita gente acabou voltando para casa sem conseguir ser imunizado.

Fiocruz confirma mais 14 casos da variante Delta no Estado


No começo da tarde, havia filas e aglomeração em frente ao posto. A chuva, que caía forte, fazia com que as pessoas disputassem um espaço embaixo da pequena marquise em frente ao posto.

O mecânico Jean Rosa de Cristo, 46 anos, agendou o atendimento para o filho adolescente pela internet, como era orientado pela secretaria municipal de Saúde. Ao chegar ao local, a lista dos agendamentos não estava disponível:

- Uma bagunça e desorganização total. Aqui estão solicitando de novo o cadastro. O espaço que tem aí não comporta essa quantidade de pessoas, ainda mais com a chuva. Falta de consideração com o povo.

Após confirmação da variante Delta, procura por testagem para Covid-19 aumenta em Santa Maria

A dona de casa Heloise Moura da Silva, 33 anos, levou a filha de 12 anos para receber a primeira dose e ficou decepcionada com a desorganização:

- Chegamos aqui e ficamos sabendo que não tinha cadastro, mesmo a gente tendo feito pela internet. É um falta de respeito com a gente e também com os profissionais que estão aqui tentando organizar o tumulto.

Agentes da Guarda Municipal precisaram ser chamados para conter o tumulto. Da porta, dois funcionários da ESF gritavam os números para as pessoas, que aguardavam ansiosas para saber se tomariam ou não a vacina.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira (especial/Diário)
Pedro Lourenço Pimenta, 12 anos, foi um dos jovens que tomou a primeira dose nesta tarde

Anvisa recomenda terceira dose da CoronaVac com prioridade a idosos e imunodeprimidos

- Cheguei em torno de 13h, foram atendidas cerca de 100 pessoas e ainda tem muita gente para tomar a vacina. Muita gente desistiu de tomar a vacina hoje - relatou Emília Gross, 50 anos.

A enfermeira responsável pela ESF, Camila Gularte, afirmou que o relatório dos cadastrados foi enviado pela secretaria de Saúde, porém algumas pessoas que procuraram o local não haviam feito o cadastro:

- Ficamos como único local de vacinação, veio pessoas a mais que não fizeram o cadastro e o quantitativo de doses não foi suficiente. Infelizmente, muita gente vai ter que ir embora.

O QUE DIZ A PREFEITURA
A prefeitura esclarece que irá rever a questão da listagem dos cadastros realizados no site institucional. Nas ações anteriores, a relação de nomes já estava à disposição dos vacinadores e não foram registradas reclamações. Sobre a movimentação, o município afirma que esta é a terceira iniciativa voltada para este público, sendo que na última, na semana passada, houve registro de pouca movimentação. Em função da baixa adesão anterior, o Executivo estabeleceu a vacinação, desta vez, em apenas um local. A previsão é de que na próxima semana ocorra nova iniciativa voltada para este público.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campanha de vacinação contra raiva começa a partir deste sábado em Dona Francisca

a Próximo

a

Geral