interações

VÍDEO: projeto ensina brincadeiras antigas em Santa Maria

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Se você passou o período da infância em uma época onde não existiam tantas tecnologias e sequer redes sociais, deve lembrar que qualquer objeto virava um brinquedo incrível com o uso da imaginação. Só que hoje, brincadeiras como a Adoleta e a Roda de Ciranda não são tão lembradas e, por vezes, nem conhecidas entre a geração mais nova. É justamente para resgatar toda essa cultura que surgiu o projeto Interações Brincamentosas, que acontece duas vezes por semana de forma gratuita na Praça CEU do Bairro Nova Santa Marta em Santa Maria. 

VÍDEO: confira as músicas mais tocadas nas rádios santa-marienses em 2019

A iniciativa é da pesquisadora Luana Rodrigues, que teve o projeto aprovado e patrocinado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O projeto começou a ser aplicado no dia 7 de janeiro e continua até o dia 5 de abril, e é voltado para todos os públicos a partir de 6 anos de idade. Durante as aulas, a educadora ensina brincadeiras, danças, músicas, histórias e encenações da Cultura Popular Brasileira. Veja, no vídeo abaixo, um pouquinho de como funcionam as atividades: 


- O principal objetivo é educar por meio da arte e da cultura.  São essas brincadeiras que estimulam a criatividade das crianças. Uma simples cordinha pode ser transformada em muitas coisas, só que muitas vezes não se tem esse espaço para desenvolver isso. Essa falta de tempo dedicado ao brincar pode gerar diversas síndromes, isso foi comprovado em estudos. Então o Interações Brincamentosas é uma proposta para evitar as interações medicamentosas - explica Luana. 

Também atriz e dançarina, Luana é formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e dedica-se ao teatro há 25 anos. Entre suas diversas residências, ela aprendeu sobre as máscaras teatrais em Bali, uma Ilha da Indonésia. Junto com sua vivência da cultura nordestina, por morar há muitos anos na Bahia, criou a personagem Tonha, uma senhora que encanta e diverte todo mundo. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Em uma das tardes de brincadeira, a dona Tonha ensinou alguns truques de mágica aos participantes. A agente de Saúde Stefani Dalbao, 28 anos, junto com a filha Isadora Dalbao Silveira, 9 anos, acompanhavam atentas a cada movimento. 

- São coisas que eu brincava quando eu era criança. É muito bom poder relembrar e também ensinar minha filha, que brincar não é só no celular - comenta Stefani.

COMO E QUANDO PARTICIPAR

  • Quando: nas terças e quintas, das 15h15min às 17h
  • Onde: Praça CEU, na Avenida Malmann Filho, Bairro Nova Santa Marta
  • Quem pode participar: educadores, alunos, diretores, artistas, pais, filhos, netos, avós... Crianças dos 6 aos 10 anos devem estar acompanhadas de um adulto
  • Quanto: é gratuito e não precisa de inscrição prévia 
  • Mais informações pelo telefone (55) 3213-5106

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'A decisão de atrasar o processo está nas mãos do MP e da associação', diz advogado de réu

Próximo

Veja a agenda de atividades religiosas para os próximos dias em Santa Maria

Geral