longe do frio

VÍDEO: pessoas em situação de rua voltam a ser acolhidos no CDM

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Em decorrência das baixas temperaturas registradas em Santa Maria, 15 vagas foram disponibilizadas como abrigo temporário para pessoas em situação de rua no Centro Desportivo Municipal (CDM). Em março deste ano, outras 50 haviam ofertadas para acolher as pessoas devido à pandemia do novo coronavírus.

Na tarde desta sexta-feira, quando se iniciou o acolhimento, 12 pessoas em vulnerabilidade já estavam no CDM. No local, uma estrutura com divisórias entre uma cama e outra foi montada para recebê-las.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, a ideia de fazer o acolhimento novamente surgiu de uma parceria entre a secretaria e o Comitê Emergência e Rua, formado por 10 instituições. Os acolhidos terão direito a kit higiene, café da manhã, almoço, lanche e janta.

O almoço de segunda a sexta será oferecido pela secretaria e as demais refeições serão organizadas pelo comitê.

- É muito importante a gente estar aqui. Principalmente porque estou grávida, aqui ficamos protegidos do frio e da pandemia, que não conseguimos nos cuidar - conta a acolhida Márcia da Silva, 37 anos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Márcia e Ricardo foram os primeiros a serem acolhidos no local

Kortz ressalta que a nova fase de acolhimento não tem a ver com o caso positivo de Covid-19 confirmado na Casa de Passagem. Segundo ele, a pessoa já foi colocada em isolamento, assim como quem teve contato direto com ela. Os outros 38 abrigados fizeram testes e, como deram negativos, seguem na Casa.

- Na Casa de Passagem, as 40 vagas disponíveis já estão preenchidas, não podendo mais receber pessoas, devido à pandemia e, por orientações da Secretaria de Saúde, assim evitando a aglomeração e proliferação desse vírus que estamos lutando contra - informa.

Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher promove curso de qualificação para policiaisMAIS VAGAS

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, há um processo em andamento para abrigar mais 30 pessoas que moram nas ruas da cidade. A parceria, que está sendo realizada com a Associação Gaia, tem previsão de início para os próximos 20 dias. 

Segundo a diretora de recuperação da associação e coordenadora do comitê, Mileni Scalco, com essas 30 novas vagas, mais pessoas poderão ser acolhidas e sair da situação de rua.

Duas escolas de Santa Maria têm atendimento presencial suspenso após testes positivos

PARA AJUDAR
Parte dos voluntários do Comitê Emergência e Rua fica responsável por coletar as doações de roupas e alimentos para repassar aos acolhidos

  • Quem quiser doar - roupas, alimentos, fraldas geriátricas, colchões, cobertores - pode levar o material até o CDM. Ou, se preferir, pode entrar em contato com os responsáveis, que irão buscar a doação em casa. O telefone é (55) 99232-5656 (com Lauri)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: após liberação de provas campeiras, previsão é que rodeios recomecem em outubro

Próximo

Região de Santa Maria segue na bandeira laranja pela 16ª semana

Geral