prevenção ao coronavírus

VÍDEO: na primeira noite, 16 pessoas em situação de rua dormem no CDM

Espaço foi preparado com 50 leitos e movimento deve aumentar nos próximos dias

18.398

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Dezesseis moradores de rua passaram a noite de terça para quarta-feira no Centro Desportivo Municipal (CDM), onde estão disponíveis 50 leitos organizados pela prefeitura para receber essa população e combater a disseminação do coronavírus (Covid-19). Por não ter condições de higiene e pouco acesso à informação, os moradores de rua são vulneráveis à pandemia. 


- Cheguei ontem (terça-feira), às 19h. Eu ficava normalmente em frente aos Correios. Foi um acolhimento ótimo, fui bem tratado, como gente. Antes eu lia o jornal ali no Calçadão e me preocupava com a pandemia, não sabia o que fazer. Agora tenho todas as orientações, e pretendo permanecer aqui até o fim da pandemia _ conta Nédison Saldanha, 58 anos.

VÍDEO: hospital de Santa Maria está preparado para receber pacientes de coronavírus

O espaço foi organizado dentro dos três ginásios secundários do CDM. Um deles é destinado para o recebimento e a triagem. A pessoa, ao se inscrever, recebe um kit de higiene, uma toalha, roupas limpas e pode acessar o chuveiro para um banho.

O ginásio do meio é destinado para a alimentação. Todas as manhãs, a 6° Brigada de Infantaria Blindada (6ª BIB) serve o desjejum, além do almoço e da janta (apenas no fim de semana). Durante a semana, o almoço e o jantar são do Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter. Em outro ginásio estão as 50 camas, dispostas de forma a respeitar o espaçamento mínimo de dois metros. As camas são numeradas, e cada morador cadastrado tem seu espaço fixo.

FOTOS + VÍDEO: ruas santa-marienses seguem com pouca movimentação durante quarentena

A expectativa é que mais pessoas procurem o acolhimento nos próximos dias.

- A equipe da assistência social está fazendo abordagens na rua para identificação, triagem e encaminhamento. Se a pessoa quiser, ou vem para cá, se não tiver sintoma, ou para um atendimento de saúde. Estamos conversando, convidando e dando orientação _ explica o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, que também coordena o projeto.

Todo o material foi obtido através de doações da comunidade local.

Com queda nas doações, lares de idosos precisam de alimentos e itens de higiene

_ Temos em Santa Maria, no país todo, uma campanha para que as pessoas fiquem em casa. Mas essa população de rua da nossa cidade, qual a casa dela? São as ruas. Então tomamos uma atitude para cuidar dessas pessoas _ disse o secretário Desenvolvimento Social João Chaves.

*colaborou Felipe Backes


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190