manifestação

VÍDEO e FOTOS: profissionais simulam festa e pedem a retomada de eventos em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)/

Um grupo de cerca de 50 pessoas se reuniu, na manhã desta terça-feira, em frente à Câmara de Vereadores de Santa Maria, para pedir a retomada das atividades na área de eventos na cidade. A mobilização é promovida por profissionais trabalhadores e empresários do ramo, que reivindicam o retorno da realização de eventos após sete meses parados por conta da pandemia do novo coronavírus.

IFFar abre inscrições para 505 vagas em cursos técnicos integrados na região

A manifestação começou por volta das 9h. Para chamar a atenção das autoridades, o grupo simulou uma festa na calçada, com direito a mesas, cadeiras, decoração, noivos, debutantes e garçons. Esta é a segunda ação promovida pelos profissionais nesta semana, que na noite de segunda-feira foram até o espaço Floratta Casa de Eventos, local onde ocorreu o primeiro debate dos candidatos à prefeito de Santa Maria.

Obras causam bloqueios em ruas de três bairros nesta terça-feira

- Nós já havíamos entregado um documento com uma proposta de retomada das atividades para o prefeito e para o governador, quando ele esteve em Santa Maria, e não obtivemos retorno do poder Executivo. Hoje nós decidimos ir até a frente da Câmara para pedir uma perspectiva, pois não sabemos quando vamos voltar a trabalhar. A gente pede uma retomada gradual até dezembro, com poucas pessoas, e se tudo se encaminhar bem, em janeiro isso pode ser revisto. Nós não temos planejamento financeiro e nem gerencial mais para dar conta de sete meses parados - explica Mauren Spessato, assessora e organizadora de eventos da Celebrar Eventos Especiais.

Segundo o protesto, a ideia é mostrar que não somente empresários, mas trabalhadores do ramo de eventos também são prejudicados, desde garçons, costureiras, decoradoras, bartenders, técnicos de som, recepcionistas e seguranças, por exemplo.

- Nós montamos a nossa festa, para celebrar, digamos assim, os sete meses sem trabalho. Nós montamos uma mesa de criança, representando o setor infantil, havia um casal de noivos, uma debutante e um príncipe, representando também os profissionais de aluguel de roupa. É um enredo muito grande, são muitas famílias e há muitos trabalhadores que dependem dessa cadeia. Nós não queremos voltar a fazer eventos com 100 pessoas, mas nós queremos uma perspectiva para retornar com segurança - completou.

Os profissionais foram recebidos por representantes do Legislativo, que, segundo a organização do protesto, disseram que o assunto seria colocado em pauta para as próximas reuniões. 

Após o ato em frente à Câmara, pro volta das 10h45min, o grupo fez uma caminhada até a frente da prefeitura. No local, alguns representantes do setor se reuniram com membros do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 e discutiram a situação dos trabalhadores do ramo. Segundo os organizadores da manifestação, o pedido será encaminhado para debate junto ao governo do Estado.

- A ideia era expor um pouco o que nosso setor está vivenciando. Pedimos uma retomada ou então uma perspectiva. Agora, esperamos que o comitê que nos recebeu na prefeitura leve essa nossa reivindicação até Porto Alegre - comenta Jaqueline Mello, proprietária da Primore Assessoria & Eventos.

Em nota, a prefeitura disse que durante a reunião com os representantes do setor, "foi reforçado que os eventos corporativos, conforme protocolos do Estado, estão liberados para ocorrer". Já em relação aos eventos sociais, a prefeitura afirmou que "se comprometeu a cobrar, junto ao Estado, uma retomada das atividades ou, pelo menos, um calendário de retomada".

A assessoria do governador Eduardo Leite disse que o assunto foi debatido em uma reunião do setor com a Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira, e o tema voltará a ser debatido na quinta-feira pelo gabinete de crise.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Decreto amplia horários de funcionamento do comércio e shoppings em Santa Maria

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 29 milhões Próximo

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 29 milhões

Geral