Investigação

Vereador de São Sepé que atirou em suspeito de cometer furtos terá de depor

"

Um vereador de São Sepé resolveu fazer justiça com as próprias mãos. Depois que o filho dele foi vítima de furto, ele resolveu ir atrás do bandido, e atirou no suspeito. As informações são da repórter Bruna Taschetto, da RBS TV Santa Maria.

Além do filho do parlamentar Jorge Copês (PSDB), um grupo de moradores de São Sepé alega ter sido vítima do mesmo ladrão: um homem de 32 anos que já teve várias passagens pela polícia por furto e tráfico de drogas.

Leia mais notícias de Geral e Polícia

– Entrei e dei falta do botijão de gás, das televisões, DVD, ventiladores e o carrinho de criança. Arrombaram a porta do fundo, deve ter sido por ali que ele saiu – relata a dona de casa Darlene Fontoura.

O dono de uma oficina mecânica também reclama dos furtos:

– Levaram todas as ferramentas da oficina, todo o material. Deu um prejuízo de uns R$ 5 mil – afirma Daniel Schirmer. 

O suspeito, identificado como Daniel Luís Brites, também teria levado o som do carro do filho do vereador Copês, que encontrou a identidade do suspeito dentro do veículo. Foi, então, que ele decidiu ir no bairro onde o suspeito mora para recuperar os objetos.

– O que me levou a ir até esse rapaz foi um pouco de revolta pelo que está acontecendo na nossa comunidade. A gente aqui não aguenta mais o roubo, a falta de respeito com a moradia. Eu pedi para conversar com ele, mas ele quis fugir – confirma o vereador.

Segundo o parlamentar, o suspeito tentou fugir. Nessa hora, o vereador teria sacado a arma e dado um tiro próximo aos pés do homem para assustá-lo. Como ele não parou, o parlamentar disparou seis vezes contra o suspeito, que levou apenas um tiro.

Copês está no seu segundo mandato e, há três anos, ele faz parte da Comissão de Segurança Pública da Câmara. No início de 2016, ele assumiu a presidência da comissão. Agora, ele vai ter que explicar os tiros para a polícia.

– Dentre as linhas de investigação, ele pode responder por homicídio tentado ou lesão corporal. Vai depender das provas e do depoimento das testemunhas – explica o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto.
 
Vereador terá de depor

Brites foi baleado na perna, socorrido, ouvido pela polícia e liberado. A Polícia Civil informou que, apesar de o suspeito ter confessado os crimes, ele vai responder em liberdade porque não foi preso em flagrante.

A Brigada Militar reconhece a falta de efetivo, mas disse que está reforçando o policiamento com horas extras. O capitão Alexandre Pires Lacerda, comandante da BM de São Sepé, também faz um alerta:

– Vão ser tomadas as medidas legais cabíveis. Nós não recomendamos esse tipo de atitude e solicitamos a população que evite reagir no caso de assaltos e fazer justiça com as próprias mãos. Para isso, existem os órgãos policiais e o Poder Judiciário, que é a quem compete de direito a aplicação da sanção penal.

À equipe da RBS TV, o vereador Copês disse que tem porte de arma, mas a polícia desmentiu a informação, dizendo que ele não poderia estar armado e que vai ter de dar explicações por isso também.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é preso por ameaça em Faxinal do Soturno

Próximo

Saiba como identificar o uniforme real de carteiro

Geral