Precaução

Saiba como identificar o uniforme real de carteiro

Pâmela Rubin Matge

"

A Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria instaurou um inquérito para investigar o assalto envolvendo uma quadrilha na qual um integrante se passou por funcionário dos Correios, vestido de carteiro. O crime ocorreu na manhã de terça-feira, na Rua Pinheiro Machado, no centro de Santa Maria, em dois apartamentos da mesma família, e fez cinco pessoas reféns, incluindo o porteiro do prédio.

Leia mais notícias de Geral e Polícia

Segundo Sandro Meinerz, delegado que investiga o caso, várias testemunhas já foram ouvidas:

– O que dá para assegurar é que não há nenhum funcionário dos Correios envolvido. Não podemos dizer ao certo que eles estudaram a rotina do carteiro que faz as entregas naquela região ou se foi uma coincidência – disse o delegado, referindo-se que, no momento do crime, havia carteiros trabalhando naquela região.

"Certamente eles tinham informações privilegiadas", diz delegado que investiga assalto em que ladrão se passou por carteiro

Meinerz ainda informou que a investigação segue em sigilo e, que em 2014, a cidade teve um caso muito parecido com o ocorrido na última terça.

Segundo a coordenadora de Unidades Operacionais dos Correios em Santa Maria, Léa Ethes, não há motivos para a população ficar em pânico. Contudo, ela alerta para alguns cuidados:

'Foi horrível, nunca mais quero ter que passar por isso', diz refém de assalto em Santa Maria

– Foi um caso isolado. A orientação é que sempre se pergunte pelo interfone ou por meio do porteiro quem é o remetente da correspondência e de que encomenda se trata. Geralmente, as pessoas já sabem se estão por receber alguma coisa. Caso se abra a porta direto, é bom confrontar o rosto do carteiro com a foto do crachá.

Ainda de acordo com a coordenadora, Santa Maria conta com cerca de 130 carteiros, que trabalham entre 6h e 18h, de segunda a sexta. Em casos excepcionais, pode ocorrer entrega aos sábados à tarde e aos domingos, mas nunca à noite.

Ladrões se passam por funcionários dos Correios e fazem cinco pessoas reféns em assalto em Santa Maria

No caso de prédios com portaria, a orientação é entregar a correspondência ao porteiro, caso o condomínio autorize. Entregas diretas em apartamentos ou salas comerciais não são proibidas e, às vezes, são necessárias quando o serviço contratado prevê essa situação, como o Sedex 10.

Já  as casas devem estar regularizadas com caixa de correspondência e campainha no portão. Caso não tenham, o carteiro não deve fazer a entrega.

A assessoria de comunicação dos Correios informou que não há registros de furto de uniformes da empresa. Já o veículo dos Correios que aparece nas imagens no momento do assalto é o mesmo que faz as entregas na Rua Pinheiro Machado. Ele estava parado ali porque quando o carteiro verdadeiro chegou quando o assalto já estava acontecendo e não havia ninguém na portaria do prédio.

O uniforme do carteiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vereador de São Sepé que atirou em suspeito de cometer furtos terá de depor

Próximo

Jovem agride atendente de bar a pedradas e causa prejuízos em Santa Maria

Geral