Chega ao fim neste domingo o 32º Festival de Inverno e Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. Desde o final de semana passado, milhares de pessoas já passaram pelo distrito turístico da Quarta Colônia para acompanhar a programação de música, gastronomia e cultura.

O festival, que tem a colaboração da University of Georgia, nos Estados Unidos, oferece com oficinas, recitais, concertos, entre outras apresentações musicais voltadas para estudantes de Música. O público pode apreciar a música que ecoa pelos quatro cantos de Vale Vêneto há uma semana por meio dos recitais, que são gratuitos.
A programação da Coxilha Nativista de Cruz Alta
Quem não aproveitou, tem a última chance neste sábado. A partir do meio-dia, ocorrem apresentações de estudantes (veja a programação abaixo). À tarde, tem concerto da Orquestra Sinfônica do FIIUFSM, na Igreja Matriz de Corpus Christi, e, à noite, recital dos professores no Centro Cultural.
Fique atento porque o concerto de encerramento será em Santa Maria, no Theatro Treze de Maio, às 20h.
Única escola estadual vai ganhar reforma em Pinhal Grande
Já dentro da Semana Cultural Italiana, os visitantes poderão aproveitar a gastronomia típica com jantar no sábado e almoço no domingo. Mas é preciso comprar os ingressos antecipadamente e, devido à grande procura, pode faltar lugares.
A PROGRAMAÇÃO
Festival de Inverno
Sábado
- Meio-dia – Recital de alunos
- 16h – Orquestra Sinfônica do FIIUFSM, na Igreja Matriz de Corpus Christi.
- 19h – Recital dos professores Marcello Guerchfeld (violino), Claudio Merlo (violoncelo), Carlos Sulpicio (trompete) e Cesar Traldi (marimba)
- Onde – Auditório do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos
Domingo
- 20h – Concerto de encerramento do 32º Festival Internacional de Inverno da UFSM com a participação dos professores convidados
- Onde – Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/nº), em Santa Maria
Semana Cultural Italiana
Sábado
- 20h30min _ Jantar da Nona
- Cardápio – Sopa de agnolini, polenta ao molho, galeto, costela de porco assada, fortaia (omelete), pão e salada
- Atrações – Show Itália Viva, com Danilo Sacchet
Domingo
- 10h – Missa em italiano na Igreja Matriz. Participação do Coral Carazinho
- Meio-dia – Almoço italiano com sopa de agnolini, risoto, galeto, churrasco, pão e salada
- 13h30min – Teatro de fantoches com a peça Rapunzel, apresentada pela Fundação Angelo Bozzetto
- 14h – Encontro de corais e encerramento
- 16h – Despedida na praça, com a Banda da Brigada Militar
- Reservas de almoços e jantares – 9h às 21h, no salão paroquial, ou fones (55) 3289-1096, 3289-1130 e 3289-1038
- Como chegar – A partir de Santa Maria, pegue a RSC-287 em direção a Santa Cruz do Sul e siga por 30 km. No trevo do Santuário, antes de Restinga Seca, dobre à esquerda na ERS-149 e siga por 4,7 km até o trevo de acesso ao distrito de Vale Vêneto, que está indicado com placa. Dobre à esquerda e ande por mais 6 km na estrada de chão.
- Informações - Clique aqui para acessar o site oficial do Festival de Inverno e Semana Cultural Italiana