UFSM sobe em ranking das melhores universidades da América Latina

Bernardo Abbad

UFSM sobe em ranking das melhores universidades da América Latina
Foto: Eduardo Ramos

O instituto britânico Times Higher Education (THE), que realiza um dos levantamentos de Ensino Superior mais conceituados internacionalmente, divulgou nesta quinta-feira o ranking das melhores universidades da América Latina e do Caribe em 2022. Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou na 27ª posição geral, subindo duas posições em relação ao levantamento do ano passado. Entre as universidades do Brasil, a UFSM ocupa a 18ª posição, já entre as instituições de ensino gaúchas, a universidade é a terceira colocada geral e segunda das públicas, atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gráfico: Coordenadoria de Planejamento Informacional da UFSM/PROPLAN

Nesta edição do ranking foram avaliadas 197 instituições de 13 países da América Latina e do Caribe. Para a análise, o instituto avalia as instituições de ensino através de seus pilares principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Neste ano, o grande destaque da UFSM foi na categoria “Citações”, com uma pontuação que saltou de 41,9 no último ano, para 71,1 em 2022. Este critério corresponde a 20% da avaliação e está relacionado à influência da pesquisa e ao papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias, levando em conta o compartilhamento das pesquisas pela comunidade acadêmica. As citações ajudam a evidenciar o quanto cada universidade está contribuindo para a soma e compartilhamento de conhecimento nas mais diversas áreas. Outra categoria em que a UFSM se destacou foi a “Perspectiva Internacional”: cresceu 6 pontos em comparação à 2021. Esse item está relacionado à capacidade de atração de alunos de graduação, pós-graduação e professores de outros países, além de produção de artigos em co-autoria com pesquisadores internacionais.

Leia também:

Trio da UFSM garante 1º lugar em Campeonato Brasileiro de Orientação em São PauloFechado há dois anos, Centro de Convenções da UFSM deve reabrir em brevePaleontólogos da UFSM, Unipampa e PUC apresentam novo estudo envolvendo réptil de 230 milhões de anos no EstadoHangar em construção na UFSM deve abrigar duas aeronaves doadas pela FAB

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comemora os resultados que vêm sendo obtidos pela UFSM. Para Schuch, os números são fruto do trabalho comprometido que a comunidade acadêmica realiza. – É com grande satisfação que recebemos a notícia de que subimos duas posições no ranking Times Higher Education (THE) no último ano. Mais importante que isso, é analisar o avanço que temos desde 2020 nesse levantamento, onde a UFSM estava na posição 51. Hoje, em 2022, chegamos à 27ª posição dentre as Universidades da América Latina, melhor posição já alcançada por nós desde o início dessa avaliação. Isso graças ao empenho e a dedicação da nossa comunidade universitária. Isso mostra que a qualidade do que vem sendo feito na instituição é inegável e reforça nosso compromisso com a sociedade brasileira, no momento em que a ciência produzida é disseminada e impacta no desenvolvimento da nossa comunidade – completa o reitor.

* com informações da Agência de Notícias da UFSM

Leia mais notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Diário Explica: o que é uma superlua e por que esse fenômeno acontece?

Nesta quinta, início da manhã chuvosa registra dois acidentes de trânsito em Santa Maria Próximo

Nesta quinta, início da manhã chuvosa registra dois acidentes de trânsito em Santa Maria

Geral