Nesta terça, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove a 2ª edição do Fórum Regional Permanente de Extensão de 2022. O evento ocorre a partir das 14h, no Auditório Wilson Aita, do Centro de Tecnologia do campus sede da UFSM, em Camobi.
A 2° Edição do IX Fórum Regional Permanente de Extensão terá a participação de extensionistas que vão apresentar projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No encontro o tema debatido será “ODS Educação de Qualidade”, a partir da fala da extensionista Gisele Bauer Mahmud. Junto do Ensino e da Pesquisa, a Extensão faz parte do tripé universitário.
O evento é aberto para toda a comunidade, organizações da sociedade civil, representantes dos poderes públicos executivo e legislativo, estudantes e servidores da UFSM. Não é necessário realizar inscrição prévia.
Em um primeiro momento serão apresentados projetos e iniciativas em desenvolvimento e, na sequência, será aberto espaço para discussão de ideias com o objetivo de promover a interação e a proximidade entre a comunidade e a UFSM. Ao final, será apresentado o status da universidade em relação a Agenda 2030 para mostrar o processo de implantação dos ODS na instituição.
O Fórum de Extensão
O Fórum busca, através de encontros com a comunidade, lideranças e representações sociais, identificar as demandas sociais das cidades de cada campi. Além da promoção de palestras e diálogos, a ação permite a coleta de dados que servem como base para o Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex) e indicam caminhos para a criação de novas iniciativas de extensão na instituição. Um dos resultados é o fortalecimento do elo entre a universidade e a comunidade, um dos princípios básicos da Extensão.
Nos dias 22 e 23 de novembro o evento ocorreu nos outros campi da universidade. O campus Frederico Westphalen discutiu o tema “ODS Água Potável e Saneamento” e o de Palmeira das Missões o “ODS Saúde e Bem Estar”. Em Cachoeira do Sul, o assunto foi a “ODS Educação de Qualidade”.
*Com informações da Agência de Notícias da UFSM