UFSM detalhará nos próximos dias como será o ingresso à instituição com o retorno do vestibular

Bibiana Pinheiro

UFSM detalhará nos próximos dias como será o ingresso à instituição com o retorno do vestibular
Foto: Charles Guerra (Diário/Arquivo)

Após a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovar o retorno do vestibular e do processo seletivo seriado (PSS) no último dia 5, a preocupação, agora, é articular a aplicação da prova do vestibular no próximo semestre. O reitor Luciano Schuch indica que estudos estão sendo realizados, e até a próxima semana, serão apresentados a data da prova, os cursos disponíveis e o número de vagas ofertadas.

Conforme Schuch, o vestibular este ano deve ser em julho – uma exceção – já que a previsão é de que ocorra sempre no início do ano. Nesta primeira experiência, serão 1,5 mil vagas de graduação, sendo 70% delas destinadas ao Sisu e 30% ao vestibular. Neste momento, busca-se dialogar com a comunidade escolar e analisar formas da implementação dos dois novos processos seletivos para cada campus.

Melhorias

Na avaliação da gestão, há três pontos negativos que se destacam e pedem medidas para transformar esses aspectos. O reitor compreende que a dificuldade começa em apresentar a UFSM e despertar o interesse do ingresso, e vai até aqueles que se formam e se desvinculam:

— Desde o pré-ingresso, analisamos se o Descubra é suficiente para nos conectar com as escolas. Se a visitação Janela Aberta é suficiente. Vimos que não é, e tem que ter mais. Analisamos o ingresso e identificamos que termos só o Sisu é um ponto fraco. Depois, analisamos os cursos. Outra ponta é o público dos egressos.

Reformulação

Schuch salienta que, ao avaliar os cursos na instituição, observou que a taxa de sucesso era baixa. No seu levantamento, somente 48% de quem entra na UFSM se forma, principalmente, naqueles em que não estão conectados com o mundo do trabalho atual.

Devido a essa análise, a criação de 10 novos cursos está no horizonte da instituição, como foi o caso da Nutrição, concretizada há pouco tempo. A reformulação dos cursos também é uma possibilidade, conforme o reitor. Ele cita o curso de Física, cuja estrutura atual pode ser modificada para suprir um nicho de mercado.

Apoio da região

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Na tarde de ontem, integrantes da Associação dos Municípios da região Central do Estado (AMCentro) estiveram em conversa com Luciano Schuch e a vice-reitora, Martha Adaime, a fim de prestar apoio ao retorno do vestibular e do PSS como formas de ingresso à instituição. Citaram, também, apoio ao episódio em que o reitor e pró-reitores saíram escoltados da Reitoria dois dias antes da votação que aprovou o retorno do vestibular.

O presidente da Associação e prefeito de São Vicente do Sul, Fernando da Rosa Pahim, salientou a importância da decisão para a região:

— O vestibular está voltando para trazer mais alunos da região para a UFSM. Queremos que tenha mais aprovações e saiam mais profissionais para a região.

Estiveram presentes no encontro o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, além de prefeitos e representantes de Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Restinga Sêca, Dilermando de Aguiar, Agudo, Formigueiro, Mata e São Martinho da Serra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De colher ao inclusivo: demanda por ovos artesanais cresce na Páscoa em Santa Maria Anterior

De colher ao inclusivo: demanda por ovos artesanais cresce na Páscoa em Santa Maria

Abertas as inscrições para o 2º Festival Internacional LGBTQIA+ de Volei de Santa Maria Próximo

Abertas as inscrições para o 2º Festival Internacional LGBTQIA+ de Volei de Santa Maria

Geral