Termina nesta quarta-feira o prazo para o recadastramento de 17,2 mil idosos que utilizam o transporte público em Santa Maria. O processo ocorre para a implantação da biometria facial nos ônibus do município.
O recadastramento pode ser feito na sede da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU), que fica na Avenida Rio Branco, 419. Os documentos necessários são cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de ônibus SIM.
Sem reajuste da tarifa de ônibus, empresas preveem demissões em Santa Maria
No total, são cerca de 53 mil usuários que passam por recadastramento. O prazo para 34 mil estudantes termina no dia 30 de março. Para portadores de necessidades especiais, o prazo ainda não abriu.
O sistema de reconhecimento por biometria facial pretende evitar o mau uso da gratuidade, que é a meia-passagem ou isenção. O novo dispositivo vai permitir que somente o dono do cartão utilize o benefício, evitando a queda de receita da empresa por conta do mau uso. Os usuários que forem pegos usando indevidamente os benefícios (por exemplo, usando o cartão de outra pessoa) serão reconhecidos por um banco de imagens em até 24 horas e estarão sujeitos a penalidades.
Depois que todos se recadastrarem e o banco de dados for atualizado, deve começar a funcionar o sistema de biometria facial em Santa Maria. Este ano, o valor inteiro da passagem deve seguir R$ 2,90, depois que o prefeito Cezar Schirmer não decidiu pelo aumento, conforme sugerido pelas empresas e pela Secretaria de Mobilidade Urbana.