reajuste

Tarifa de ônibus em Santa Maria pode ficar entre as cinco mais caras do Estado

Deni Zolin e Joyce Noronha

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir do valor apresentado no Conselho Municipal de Transportes (CMT) de possível reajuste da tarifa de ônibus para R$ 4,25, o Diário fez um levantamento dos preços nas 10 principais cidades do Estado para fazer um comparativo. Se o novo valor for aprovado, Santa Maria ficará entre as cinco cidades com a passagem mais cara do Rio Grande do Sul.

A lista abaixo apresenta o último reajuste no valor da passagem (em R$):


CidadeQuanto eraQuanto éÚltimo reajuste

Porto Alegre4,304,70Fevereiro/2019
Canoas4,204,60Março/2019
Gravataí4,104,40Junho/2018
Santa Cruz do Sul44,25Fevereiro/2019
Caxias do Sul3,954,25Março/2019
Santa Maria3,653,90*Maio/2018
Passo Fundo3,653,90Abril/2019
Rio Grande3,703,85Fevereiro/2019
Novo Hamburgo3,603,85Março/2019
Pelotas3,353,70Novembro/2018
REUNIÃO É HOJE
O CMT se reúne hoje, às 8h, na sede da ATU para debater o parecer sobre a planilha de custos, elaborado pelo relator, Renan Menezes. Mas a votação deve ser feita só na segunda-feira. Porém, o prefeito tem total autonomia para definir o valor da tarifa. A aprovação do valor depende de tramitações no Conselho Municipal de Transportes (CMT) e da sanção do prefeito Jorge Pozzobom.

Para o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini, é preciso comparar muito mais do que apenas o valor da passagem para entender os motivos dos reajustes. Ele diz que, entre as 10 cidades comparadas, Santa Maria é a com maior população estudantil, lembrando que alunos pagam meia-passagem (hoje equivalente a R$ 1,95).

- São muitos fatores que fazem parte do cálculo, e ter muitos estudantes é levado em consideração, já que eles pagam meia-passagem. A tarifa é a única receita que as empresas de ônibus têm para pagar salários dos funcionários e manter as operações - explica Maffini.

Além disso, ele salienta que Santa Maria utiliza o sistema integrado para o transporte público, enquanto em outras cidades, isso não existe. Assim, se um passageiro cadastrado para o benefício usar duas conduções para chegar ao trabalho, a segunda viagem é de graça aqui. O mesmo ocorre para um estudante, que já paga meia-passagem e tem registro da integração.

OUTROS IMPACTOS
Uma das representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM no CMT, Isadora Barrios, entende a questão das meias-passagens dos estudantes e das gratuidades influenciar no valor final da tarifa, porém, destaca que a Lei Orgânica Municipal pontua que "é necessário levar em consideração o poder aquisitivo da população no cálculo" e reforça que essa norma não é seguida na revisão da planilha.

- Fazer o cálculo do poder aquisitivo é complicado, mas não é impossível. Nós (do DCE) contatamos um economista que vai fazer o estudo, para termos uma ideia se a tarifa é condizente com o que a população pode pagar - diz Isadora.

Outro questionamento dela é sobre os itens da planilha (pneus, parafusos, etc.) serem avaliados com valor unitários, sendo que os empresários compram em grandes quantidades, o que modifica o valor por unidade na compra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tarifa de ônibus em Santa Maria pode ficar entre as cinco mais caras do Estado

Moradores de dois bairros do Centro de Santa Maria vão ficar sem água nesta quinta Próximo

Moradores de dois bairros do Centro de Santa Maria vão ficar sem água nesta quinta

Geral