na justiça

STF nega recurso e mantém aulas presenciais suspensas no RS

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Após ter recurso negado pelo Tribunal de Justiça (TJ), o Estado também não teve êxito na tentativa de ir à última instância com o pedido de suspensão da liminar que proíbe o retorno de aulas presenciais no Rio Grande do Sul. Isso porque, ainda na noite desta quinta-feira, o Supremo Tirbunal Federal (STF) rejeitou a solicitação protocolada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

A decisão foi proferida pelo ministro Luiz Fux, mas ainda não foi divulgada na íntegra. À reportagem do Diário, a PGE afirmou que "assim que a decisão for publicada, será avaliada a eventual interposição de recurso para o pleno do STF". Em outras palavras, o órgão deve analisar a possibilidade de novo recurso assim que tiver acesso à atual decisão.

Evasão escolar tem aumento nos anos finais do Ensino Fundamental e pico na entrada do Ensino Médio

A intenção do Estado era conseguir a liberação de atividades presenciais para a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No pedido, a PGE argumentou que a liminar implica grave lesão à ordem e à saúde públicas. Para o Estado, a decisão também impacta nos limites e contornos do princípio da separação dos Poderes. A procuradoria também afirmou que o movimento de pessoas seria menor por se tratar somente das séries iniciais, além de que a retomada estaria embasada em protocolos de segurança sanitária.

A liminar foi proferida no último domingo pelo juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre. A decisão frustrou escolas que aguardavam estudantes para a retomada das atividades na segunda-feira pela manhã. Atualmente, as atividades seguem no formato remoto.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Famílias de sete localidades seguem recebendo água em caminhão-pipa da Defesa Civil

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Geral