Shin Anime Dreamers reúne mais de 300 fãs do universo nerd na Cesma

Bernardo Abbad

Shin Anime Dreamers reúne mais de 300 fãs do universo nerd na Cesma

NathSchneider

Fotos: Nathália Schneider

Diversos personagens saídos de animes e mangás japoneses puderam ser vistos nesse sábado na Cesma (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria). Na verdade, tratam-se de cosplayers dos personagens, performados por fãs santa-marienses da cultura e dos universos geek e japonês. Cosplay é uma arte em que os fãs usam fantasias e acessórios para representar um personagem de filme, série ou anime. A 6ª edição extra do Shin Anime Dreamers, organizada pelo projeto de mesmo nome, foi uma versão paga do encontro de fãs. Em algumas ocasiões também ocorre reuniões abertas ao público, como no início deste ano, na Praça CEU.

A estudante Luiza Caroline de Souza, de 14 anos, gosta muita de animes e cultura japonesa em geral, e quando ficou sabendo do evento, rapidamente pediu para o pai dela a levar até à Cesma:

– Me diverti muito, o que eu mais gostei foi dos cosplayers, pedi pra tirar fotos com todos que vi.

Leia também

Museu de Arte de Santa Maria (MASM) divulga programação para setembroCassiano Cavalheiro: Quem é Enzo Ceccin, santa-mariense que está no elenco do MasterChef profissional 2022 da BandNova versão de Homem-Aranha: Sem Volta pra Casa estreia nos cinemas de Santa MariaCassiano Cavalheiro: Produtores culturais opinam sobre as alterações no edital da LIC Municipal 2023

O evento começou às 13h e contou com diversas atividades para o público de mais de 300 fãs, segundo a organização, que lotaou os três andares da Cesma. Teve exposição de bonsai, esculturas geek e de Harajuku, uma moda alternativa japonesa, espaço K-Pop com apresentação de Sammy Yang e também um show acústico com a cantora Adrelise. Um dos pontos altos do evento certamente foi o concurso de cosplay especial que, nesta edição, bateu recorde, com mais de 30 inscritos. Em seguida, houve o painel com a presença da dubladora Helena Palomanes. O evento encerrou 20h30.

Fotos: Nathália Schneider

O Eric Silveira, de 17 anos, participou do concurso, fazendo um cosplay do personagem Monkey D. Luffy, protagonista da série de mangá One Piece. Ele já havia participado do encontro aberto ao público que ocorreu no início desse ano:

– Quando cheguei aqui achei muito show. Estou vestido como um personagem que todo mundo conhece, então não me sinto estranho, estou entre irmãos da mesma cultura, fico sem palavras.

Cosplayers de inúmeros personagens participaram do evento, que reuniu mais de 300 fãs do universo nerd em Santa Maria.

VOZ CONHECIDA

Outro momento bastante aguardado pelos presentes foi o painel com a atriz e dubladora carioca Helena Palomanes. Ela, que já deu voz à dezenas de personagens de filmes, séries e, principalmente, diversos animes, compartilhou sua experiência como dubladora e contou como é ser tão conhecida pelo público do universo nerd. Ela conta que seu personagem mais marcante, definitivamente, é a Annie, do jogo League of Legends. Foi o primeiro trabalho onde a reconheceram na rua.

– Eu gosto muito de ouvir perguntas, falei sobre minhas personagens e dublagem em geral. É muito estranho pensar que as pessoas se identificam tanto com meu trabalho, já teve evento em que as pessoas chegaram até mim e falaram que a minha voz faz parte da vida delas – finaliza Helena Palomanes.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana Farroupilha começa nesta terça com atividades em CTGs da 13ª RT Anterior

Semana Farroupilha começa nesta terça com atividades em CTGs da 13ª RT

Educação, desemprego e fome são desafios que batem à porta do futuro governador Próximo

Educação, desemprego e fome são desafios que batem à porta do futuro governador

Geral