chuvarada

Semana começa com chuva, alerta para mais temporal e transtornos em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Rafael Menezes (Bei)

A forte chuva da manhã desta segunda-feira já causa transtornos em Santa Maria. Por causa do vento e da chuva, os cabos da rede da RGE romperam nas margens da BR-158, próximo do Residencial Arco Verde, na Região Oeste.

O trânsito chegou a ficar bloqueado totalmente no trecho, nas primeiras horas da manhã, para que uma equipe da RGE removesse os fios da rodovia. Por volta de 8h30min o trânsito foi liberado nos dois sentidos, mas apresentou lentidão por causa da fila de carros que se formou no local. Porém, ainda existe relatos de pessoas sem energia elétrica.

Obras da estrada entre São Martinho da Serra e Santa Maria têm início adiado

A reportagem já solicitou para a RGE uma previsão da normalização do serviço, mas aguarda retorno. Quem precisar informar falta de luz pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99955-0002, pelo telefone 0800 970 0900 ou enviar o código do cliente por SMS para o número 27350.

CASAS DESTELHADAS

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Vento provocou problemas em casas do Bairro Menino Jesus

São poucos os estragos na cidade em comparação ao temporal da última semana. Na Rua Ari Nunes Tagarra, no Bairro Menino Jesus, pelo menos duas residências tiveram danos no telhado após fortes rajadas de vento por volta de 7h. Uma das casas teve que ser parcialmente coberta com lona. O engenheiro ambiental Luciano Soares, de 42 anos, auxiliava, pela manhã, no reparo do telhado da casa dos pais:

- Uma rajada forte de vento nessa região acabou destelhando algumas casa. Mas foi pouca coisa, nada muito grave, o reparo vai ser tranquilo - relatou Soares.

No Passo do Verde, a defesa civil entrega mais mil litros de água nesta segunda-feira. Dois banheiros químicos foram instalados no local para o uso dos moradores. Desde a semana passada o nível do rio está subindo e é monitorado pela defesa civil. 

COMO PEDIR AJUDA

Os números 153, 193 e 190 podem ser contatados em caso de emergência. Tem ainda os seguintes números de WhatsApp do CIOSP: (55) 99217 - 8122, (55) 99167 - 4728 e (55) 99110 - 7940. Já a Defesa Civil municipal atende aos chamados pelo (55) 3222 - 5192 e no (55) 99110 - 7940.

PRÓXIMOS DIAS
A chuva que iniciou nesta segunda-feira deve se estender na terça. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, os acumulados podem chegar a 70 milímetros em Santa Maria. Além da chuva, houve também vento forte, que chegou a 75km/h. 

- A temperatura contribuiu para o tempo severo. Tivemos máxima de 30,3ºC às 6h na cidade. Uma madrugada e inicio da manha de bastante calor. Agora, com a chuva, a temperatura tende a cair - explica Verardo.

A média histórica de chuva para setembro é de 154 milímetros. Até domingo, antes das chuvas dessa semana, já havia chovido 140 milímetros no acumulado do mês. Com a precipitação desta segunda, a média já deve ser superada. Até 11h, o acumulado desta segunda era de 13,8 milímetros.

ALERTA 

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para todo o Rio Grande do Sul com possibilidade de grandes acumulados e ventos fortes até a noite de terça-feira. 

O tempo abafado do final de semana e deste início de manhã deve dar espaço ao frio, com mínima podendo chegar a 6ºC na quarta-feira. 

TEMPERATURAS

TERÇA-FEIRA

  • Mínima - 18ºC
  • Máxima - 20ºC

QUARTA-FEIRA

  • Mínima - 9ºC
  • Máxima - 17ºC

QUINTA-FEIRA

  • Mínima - 6ºC
  • Máxima - 19ºC

SEXTA-FEIRA

  • Mínima - 9ºC
  • Máxima - 22ºC

SÁBADO

  • Mínima - 14ºC
  • Máxima - 22ºC

DOMINGO

  • Mínima - 14ºC
  • Máxima - 22ºC

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Temas relevantes e atuais são a pauta das tardes da CDN

Próximo

Obras da estrada entre São Martinho da Serra e Santa Maria têm início adiado

Geral