Desde o último sábado (12), novos semáforos estão em operação no cruzamento da Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro, no Bairro Rosário. O novo equipamento opera em dois tempos e fica próximo à Universidade Franciscana (UFN); Colégio Franciscano Sant’Anna; e Colégio Estadual Cícero Barreto.
— Esse é um cruzamento um tanto que emblemático porque ele tem três unidades educacionais muito próximas, então, essa é uma das ferramentas implementadas para reduzir o congestionamento em determinados locais — afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade desta quarta-feira (16).
Novos semáforos
Além do equipamento em operação no Bairro Rosário, outros conjuntos semafóricos devem entrar em funcionamento em breve, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Recentemente, a Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday e o cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas receberam novos equipamentos.
Desde o dia 5 de novembro, no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Appel, novos semáforos estão em funcionamento no trecho, que, de acordo com Ponsi, possui alto índice de acidentalidade. Ele explica que o condutor que está na Rua Apel ou na Rua Visconde de Pelotas não consegue realizar a conversão porque os veículos trancam o cruzamento, além do congestionamento intenso na rotatória da Avenida Medianeira, que acaba interferindo no fluxo das vias Ângelo Bolson, Orlando Fração e Hélvio Basso.
— O semáforo vai dar a possibilidade de passagem para quem está na Apel ou para quem vai acessar a Visconde de Pelotas, dá segurança para quem está transitando na Medianeira, cadenciando o tráfego na via de maior fluxo para oferecer condições de giro na rotatória. Nas primeiras medições, nós reduzimos em torno de três minutos do tempo de pico para média de 60 segundos. Então, nós temos uma economia de, aproximadamente, quase 60% de tempo para travessia — diz o secretário.
No dia 14 de outubro, foram instalados dois conjuntos semafóricos nos seguintes locais:
Cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart, no Bairro Divina Providência, com quatro tempos;
Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, com três tempos.
*com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notícias