Saúde pública

Sem SUS, Hospital Alcides Brum deixa de prestar 1,3 mil atendimentos à população

Pedro Pavan

"

A crise financeira que atinge o Estado e ataca a saúde pública chegou ao Hospital Alcides Brum, em Santa Maria. Na manhã desta terça-feira, a provedoria do Complexo Hospitalar Doutor Astrogildo de Azevedo — que gerencia o Alcides Brum — e os médicos decidiram pela suspensão dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O motivo: a não renovação do contrato com governo do Estado, que terminou em 13 de maio, e gerava um prejuízo mensal de R$ 500 mil ao hospital. O resultado: os outros dois hospitais da cidade que atendem pelo SUS, a Casa de Saúde e o Husm, ficarão ainda mais abarrotados. Para a solução: não há previsão.

Leia mais notícias sobre Geral e Polícia

De acordo com o provedor do Hospital de Caridade, Pio Trevisan, a decisão não é definitiva, e a entidade está disposta ao diálogo. No entanto, por hora, não há possibilidade de oferecer novos atendimentos pelo SUS.

— O nosso contrato com o Estado é anual. Estivemos duas vezes na Secretaria de Saúde do Estado e deixamos uma proposta de renovação pelos mesmos valores do contrato anterior. O Estado contrapropôs com 40% a menos. Já tínhamos um prejuízo considerável e, com 40% a menos, tornou-se inviável. Como o Estado não se manifestou e estamos atendendo sem contrato há mais de 45 dias, chegamos à conclusão que suspenderíamos os atendimentos novos — disse Trevisan.

O problema estaria no valor repassado para cada AIH (Autorização de Internação Hospitalar), que é a ordem de internação do paciente.

— Eles baixaram o valor da AIH. Fizemos 690 consultas a mais e, ontem (segunda-feira), recebemos um e-mail do Estado dizendo que ultrapassamos o limite do valor e que eles não vão pagar — completou Trevisan.

Conforme a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Lenir Pires da Rosa, a orientação é para que os pacientes do SUS sejam encaminhados para o Husm e para a Casa de Saúde.

— Eles recebiam uma AIH como de alta complexidade, mas eles não têm alta complexidade. Estamos batalhando para tentar habilitar os leitos de alta complexidade para o Alcides Brum. Estamos brigando por isso, mas eles não quiseram esperar. Não é culpa do Estado. Só que eles (hospital) não querem assinar (o contrato) como está. Vamos ter problemas, mas ainda temos o Husm e a Casa de Saúde. É uma situação preocupante, mas não é desesperadora — disse Lenir, que ainda aguarda por um acordo com o Hospital de Caridade.

Há duas semanas, os cardiologistas do Alcides Brum haviam parado o atendimento pelo SUS.

Nem filantropia, nem SUS

Desde o primeiro trimestre de 2014, o Hospital de Caridade deixou de ser uma entidade filantrópica. Na prática, o hospital parou de prestar 20% de seus atendimentos de forma gratuita — a condição para que mantivessem a filantropia.

A novela que envolvia a filantropia — benefício concedido pelo Ministério da Saúde que dá isenção de impostos em troca de atendimentos gratuitos — se arrastava no Hospital de Caridade há anos. Desde 1996, a instituição havia pedido a renovação do certificado de filantropia cinco vezes, a última em 2009. Em 2013, o Ministério da Saúde recusou a prestação de contas do Caridade. Em maio de 2013, a direção do hospital foi comunicada que poderia perder o certificado da filantropia em função da recusa das contas e ameaçou deixar de atender pelo SUS.

Em março de 2014, os conselheiros do Hospital de Caridade decidiram abrir mão da filantropia e dos benefícios a que instituição tinha direitos. Desde então, apenas o Hospital Alcides Brum, inaugurado em 2011, atendia pelo SUS.

Casa de Saúde preocupada. Husm, nem tanto

Quem irá arcar com a demanda de pacientes do Alcides Brum são os outros dois hospitais da cid"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Arquiteto disse que casa noturna não poderia jamais ter funcionado

Próximo

Padaria é assaltada em Santa Maria

Geral