Santa Maria receberá mais 2,3 mil vacinas bivalentes contra a Covid-19 a partir de quinta-feira

Arianne Lima

Santa Maria receberá mais 2,3 mil vacinas bivalentes contra a Covid-19 a partir de quinta-feira
Santa Maria deve receber mais 2,3 mil doses bivalentes contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (23). O município realizou as primeiras ações da nova fase de vacinação na última terça-feira (14), priorizando idosos em instituições de longa permanência. As vacinas bivalentes contam com proteção contra novas cepas do coronavírus, inclusive da variante Ômicron. Com o novo repasse, Santa Maria terá recebido 9.336 doses até o momento.

Distribuição

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) fará a terceira distribuição de vacina bivalente nesta quinta-feira. O imunizante em questão é da Pfizer. O repasse é oriundo do lote de 97,2 mil doses recebido pelo Estado no sábado (18). Ao chegar nas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), as vacinas serão separadas e encaminhadas aos municípios.

Conforme a tabela de doses distribuidas por municípios da SES, Santa Maria recebeu até o momento:

1.254 doses no primeiro repasse (10/2)

5.706 doses no segundo repasse (14/2)

Orientação

A campanha em âmbito nacional começa oficialmente na próxima segunda-feira (27) e somente a partir dessa data, o sistema de informações nacional poderá ser abastecido. Considerando isso, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recomenda restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município.

Conforme as doses foram repassadas aos municípios, a prioridade foi atender idosos em instituições de longa permanência. Com a movimentação, a SES também tem recomendado aos municípios a aplicação da bivalente em pessoas com 70 anos ou mais, conforme a disponibilidade em estoque.

Para receber o imunizante, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto por duas doses de vacinas monovalentes. Veja as etapas:

Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto, deverão completá-lo com as vacinas monovalentes.

*com informações da SES

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dino determina novo inquérito sobre mortes de Marielle e Anderson Anterior

Dino determina novo inquérito sobre mortes de Marielle e Anderson

Por causa de jogo de sinuca, dois homens matam sete pessoas no MT Próximo

Por causa de jogo de sinuca, dois homens matam sete pessoas no MT

Geral