Santa Maria e outras cidades da região celebram dia de Iemanjá e Festa de Navegantes

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Centro de Umbanda João Batista (divulgação)

Independente da religião, dia 2 de fevereiro é uma data importante para muitos fieis: comemora-se o Dia de Iemanjá ou de Nossa Senhora dos Navegantes. Em Santa Maria e em outras cidades da região, a quarta-feira será de celebrações religiosas. Em algumas, as tradições são adaptadas em razão de protocolos sanitários por conta da pandemia. Em outros municípios, os festejos foram cancelados neste ano para evitar aglomerações. 

Em Santa Maria, o Centro de Umbanda João Batista (Rua Rui Barbosa, 213, Bairro Carolina),  tem programação nos três turnos: pela manhã e pela tarde, às 9h e 15h, a casa recebe os fieis, que podem levar velas azuis, para sessão aberta ao público. Às 19h, horário em que é esperado maior número de pessoas, uma carreata vai sair da Praça do Mallet (Avenida Liberdade) em direção ao centro de umbanda, onde os veículos serão abençoados. Em todas as ações, a organização arrecada doação de alimentos, que serão destinadas a famílias de baixa renda. 

100 ANOS DE FÉ
Uma tradição que se repete desde 1922 em Dona Francisca é a procissão nas águas do Rio Jacuí com caminhada luminosa. Nesta quarta-feira, a tradição se repete e, para marcar o centenário, algumas mudanças no protocolo: a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes sai do rio, carregada por barqueiros, e depois segue-se em procissão a pé, com velas. Até então, o trajeto começava em terra e depois seguia para o rio.

A celebração começa às 19h30min. No domingo, haverá missa, às 10h, na Igreja Matriz, e almoço festivo na sequência, em formato pegue e leve.  

RESTINGA SÊCA
O município de Restinga Sêca também deve promover a tradicional Festa dos Navegantes.Segundo a diretora de Cultura e Turismo de Restinga Sêca, Shaiane Grigoletto Dotto, o evento, que ocorrerá no domingo, dia 6, deverá contar com procissão e missa campal.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Prefeitura de Restinga Sêca (Divulgação) 

Shaiane conta que a expectativa para o evento em Restinga Sêca é a melhor:

-Temos uma boa expectativa de visitantes para esta data, são festas tradicionais no balneário. O turismo religioso é muito presente no município, e esta festa é um dos momentos mais importantes e que consagra esta procura. Para além das festas de Navegantes os visitantes também encontrarão sombra e toda a infraestrutura do balneário para aproveitar. 

Por enquanto, a programação está sendo divulgada apenas pela rádio local. A possibilidade de cancelamento do evento em decorrência do aumento de casos de coronavírus no município não é descartada.

-Estamos com ela (Festa dos Navegantes) mantida por hora, entretanto, analisaremos mais próximo com base nos casos de covid - ressalta Shaiane.

SEM CELEBRAÇÃO
Em outras duas cidades da região, as tradições ficarão para o ano que vem. Em função da pandemia, São Gabriel e Rosário do Sul cancelaram as atividades. 

A prefeitura de São Gabriel se manifestou, por nota, dizendo que não irá realizar a festividade. 

Leia a nota na íntegra:

Em respeito ás exigências e protocolos sanitários estabelecidos pela Associação dos Municípios da Fronteira Oeste e para evitar mais proliferação de contágio pelo Coronavírus, os tradicionais festejos de Iemanjá, não serão realizados. A decisão foi comunicada pelo relações públicas da União Umbandista, Espírita e Africana de São Gabriel (Uneafro) e membro do Conselho Estadual dos Povos de Terreira, o babalorixá Homero Costa, em reunião com o coordenador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Júlio César Brandão Rocha.

A festividade é promovida anualmente no mês de fevereiro pela Uneafro, juntamente com terreiros e casas africanistas associadas, com o apoio logístico da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo. Em vista dos protocolos regionais da Fronteira Oeste, a festividade não será realizada, mas as terreiras poderão ir visitar separadamente o monumento à Iemanjá, no local historicamente conhecido como "Praia da Alegria", nas margens do Rio Vacacaí, sempre em número inferior a 100 pessoas, e obedecendo as normas de distanciamento social. 

A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura destaca que sempre dá apoio a todas as festividades religiosas pelo seu caráter cultural, independente da religião. "O Poder Público é laico, e portanto deve servir indistintamente a todas as formas de crença, porque cada religião tem seu papel na formação cultural do povo gaúcho e da nossa gente gabrielense", assinala o secretário Rogério Melo.

Em Rosário do Sul, a responsável pelo calendário de eventos do município, a dirigente de Cultura, Andressa dos Santos Preto confirmou ao Diário que a festividade não será realizada este ano: 

- O calendário de eventos não está prevendo a Festa dos Navegantes, por conta da pandemia, porque aqui em Rosário, os casos estão aumentando cada dia mais e também em função da crise hídrica que nós estamos enfrentando. O rio Santa Maria está com o índice muito baixo d'água. Então, provavelmente, não tem como executar nenhuma festividade.

Quer divulgar a cerimônia de seu grupo religioso? Envie por e-mail para [email protected].  

CELEBRAÇÕES DE IEMANJÁ/ NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES 

Santa Maria 

  • Centro de Umbanda São João Batista 
  • Quando - Nesta quarta-feira, 2 de fevereiro 
  • Sessão com passe às 9h e 15h no Centro (Rui Barbosa, 215, Bairro Carolina) Os fieis poderão levar vela azul. À noite, carreata com saída do da Praça do Mallet às 19h. Em todas ações serão arrecadados alimentos 

Dona Francisca 

  • No Rio Jacuí e Igreja Matriz 
  • Quando - quarta-feira e domingo, dias 2 e 6 de fevereiro 

2/02 (quarta-feira)

  • 19h30min - Chegada da imagem da Nossa Senhora dos Navegantes pelo Rio Jacuí, seguida de uma profissão luminosa até a Igreja Matriz
  • 20h30min - Missa na Igreja Matriz

6/02 (domingo)

  • 10h - Missa na Igreja Matriz
  • 12h - Almoço Festivo no Ginásio Cinquentenário

Restinga Sêca

6/02 (domingo)

  • Balneário Passo das Tunas
  • Quando - domingo, 6 de fevereiro
  • Procissão a partir das 9h15min. A missa campal está marcada para as 10h


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trechos no Bairro Medianeira têm bloqueios nesta terça-feira Anterior

Trechos no Bairro Medianeira têm bloqueios nesta terça-feira

Próximo

Obra na Faixa Velha de Camobi deixa trânsito lento em pontos da rodovia

Geral