sadsad

18.355

Morreu, nesta quinta-feira, um homem que fez a diferença na vida de incontáveis pessoas. Waldir Veiga Pereira, 82 anos, foi pioneiro na busca por uma cura para a leucemia e iniciou os serviços de tratamento do câncer em Santa Maria. Cidadão benemérito de Santa Maria, doutor honoris causa da UFSM, Waldir morreu às 2h45min, no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. Waldir era reconhecido como um dos mais importantes oncologistas do Brasil. A perda causou repercussão entre autoridades e principais instituições e referências médicas da região. O velório começou por volta das 9h30min, na Capela B do Cemitério Santa Rita. O sepultamento está previsto para as 17h, no mesmo local.

Morre o médico Waldir Veiga Pereira, um dos mais importantes médicos oncologistas do país

Em nota oficial, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), afirmou estar de luto. Waldir era professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e criador do Serviço de Hemato-Oncologia do HUSM. Na instituição, ele também fundou o Centro de Transplante de Medula Óssea e a Turma do Ique.

- Um cientista, professor e médico admirável. Lutou contra todas adversidades para a criação de um serviço de reconhecimento internacional e que trouxe enormes benefícios aos pacientes. Perfeccionista e incansável na busca de diagnóstico e terapia de vanguarda para os doentes. Deixou saudade e um rombo no Husm, desde a sua aposentadoria. Que seja infinita sua paz, como é nossa gratidão - disse a superintendente do Hospital Universitário, Elaine Resener.

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), também manifestou pesar pela morte de Pereira. " Foi um ícone da Hematología brasileira, particularmente na onco-Hematología Pediátrica, onde deixou inúmeras contribuições especialmente no tratamento das leucemias da infância. Foi um exemplo de médico para várias gerações, inclusive para as mais atuais", diz a nota.

Waldir também foi fundador da Labimed Análises Clínicas. A empresa também publicou nota de falecimento: "Médico referência no país, que atuou com pioneirismo, ética e compromisso no seu propósito de salvar vidas. Junto ao seu legado, o Dr. deixa uma sólida construção, a qual toda nossa equipe se compromete em seguir honrando na missão de promover a saúde a todos".


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comunidade médica e autoridades lamentam morte de Waldir Veiga Pereira

Próximo

Ruas do Bairro Centro têm bloqueio nesta quinta-feira

Geral