distanciamento controlado

Região de Santa Maria segue na bandeira laranja, mas 12 regiões passam para vermelha

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 
De seis regiões na vermelha nesta semana, mapa passou para 12 em nova rodada

Em novo mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado na tarde desta sexta-feira, a Região de Santa Maria segue na bandeira laranja. Entretanto, das 21 regiões, 12 foram classificadas na bandeira vermelha, que indica risco alto de transmissão do coronavírus.

Em novo boletim, Rio Grande do Sul registra mais 51 óbitos pela Covid-19

Seis regiões passaram de laranja para vermelha: Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. Permanecem na vermelha: Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara, Passo Fundo e Guaíba, a nova região desta semana, que antes fazia parte de Porto Alegre. 

Junto com Santa Maria, seguem classificadas como risco médio Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa e Caxias do Sul, além de Lajeado, que passou de vermelha para laranja.

Os prefeitos das cidades em vermelho podem entrar com recurso até a manhã de domingo. Os pedidos serão analisados na segunda-feira de manhã pelo Gabinete de Crise e o mapa em definitivo é divulgado durante a tarde. As regras mais rígidas passam a valer na terça-feira. 

URUGUAIANA
A região de Uruguaiana faz parte da macrorregião Centro-Oeste junto com a região de Santa Maria. São 11 cidades inclusas: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.

Dos 11 indicadores, três que consideram dados específicos da região pioraram: um sobre a velocidade do avanço, que passou de amarelo para preto; e dois sobre capacidade de atendimento.

Três municípios podem adotar a regra 0-0, quando não registraram nem óbitos nem hospitalização por Covid-19 nos últimos 14 dias: Maçambará, Manoel Viana e Santa Margarida do Sul.

Média móvel diária de casos de Covid-19 continua em queda em Santa Maria

SANTA MARIA
Apesar de Santa Maria seguir na bandeira laranja, a média ponderada aumentou em relação a semana passada e foi para 1,33 (é preciso 1,5 para passar para bandeira vermelha).

Dos 11 indicadores, cinco pioraram, três melhoraram e três ficaram iguais:

Piorou

  • O número de hospitalizações confirmadas para Covid nos últimos sete dias em relação ao mesmo dado dos sete dias anteriores na região: amarela para preta
  • O número de pacientes Covid em leitos clínicos no último dia em relação ao mesmo dado sete dias atrás na macrorregião: amarela para preta
  • O número de hospitalizações de pacientes Covid registradas nos últimos sete dias por 100 mil habitantes na região: de laranja para vermelha
  • O número de leitos de UTI livres em relação aos ocupados por Covid na macrorregião: amarela para laranja
  • O número de leitos de UTI livres no último dia para atender Covid em relação ao mesmo dado sete dias atrás na macrorregião: laranja para vermelha 

Melhorou 

  • O número de internados por SRAG em UTI no último dia em comparação com o mesmo dado sete dias atrás da macrorregião: laranja para amarela
  • O número de pacientes Covid em leitos de UTI no último dia em relação ao mesmo dado sete dias atrás na macrorregião: preta para amarela
  • Projeção de número de óbitos em uma semana para cada 100 mil habitantes na região: laranja para amarelo 

EM TODO O ESTADO
Conforme os dados estaduais, em todo o Rio Grande do Sul houve aumento nas hospitalizações (+17%) e número de óbitos (+10%). Com isso, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 voltou a cair, se mantendo abaixo de um leito livre para cada ocupado. As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (434), Caxias do Sul (123), Canoas (117), Novo Hamburgo (96) e Passo Fundo (88).

Por outro lado, o número de casos ativos caiu em 4% nas duas últimas semanas (de 7.793 para 7.454). 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: empresas afirmam que é seguro viajar de ônibus

Cerca de 1 mil residências ficam sem água nesta sexta-feira Próximo

Cerca de 1 mil residências ficam sem água nesta sexta-feira

Geral