olhe pro céu

Quatro acontecimentos astronômicos para você acompanhar nos próximos dias

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rafael Beltrame (Reprodução)
Fotógrafo captou a passagem da estação espacial pelo céu. Na foto, a rota que foi observada. Vale lembrar que a estação não deixa um rastro, diferente de uma estrela cadente

A próxima semana será marcada por quatro acontecimentos astronômicos. Eles vão desde chuva de meteoros, passagem de estação espacial, eclipse solar parcial e conjunção de planetas - essa última que só acontece a cada 400 anos. O astrônomo amador Fabrício Colvero explicou cada um desses eventos, inclusive os cuidados necessários para se observar o eclipse. Confira, abaixo, a data e horário de cada um e as explicações dos fenômenos.

Governo federal destina R$ 6 milhões para barragem na região

PASSAGEM DA ESTAÇÃO ESPACIAL
Neste sábado, será possível ver a passagem de uma estação espacial pelo céu de Santa Maria a partir das 20h55min. A estação está em órbita a cerca de 400km de altitude e completa uma volta na terra a cada 1h30min. Com o tamanho de um campo de futebol, a estação tem cerca de sete astronautas a bordo no momento e fica em órbita permanente. A olho nu, ela se assemelha com uma estrela amarela muito brilhante passando. Vale lembrar que só será possível vê-la se o céu estiver sem nuvens.

A previsão para hoje é que ela surja no horizonte a noroeste às 20h55min em direção sudeste, desaparecendo às 21h04min. Ela tem o aspecto diferente do de uma estrela cadente, pois não deixa rastro.

- Uma curiosidade para hoje é que ela passará bem onde está o planeta Marte no céu, mais ou menos às 20h58min. Então, para localizar, é muito fácil, pois Marte é um ponto alaranjado bem brilhante ao norte - explica Colvero.

Avenida Roraima recebe novas mudas de árvores nesta sexta

A passagem também poderá ser vista na terça, quando a estação se moverá no mesmo sentido, mas não passará tão alta no céu. Iniciará às 20h09min e desaparecerá às 20h17min. Já na quarta, ela irá no do sudoeste ao nordeste a partir das 4h18min, sumindo de vista às 4h28min.

- Para localizar os pontos cardeais, as pessoas podem usar aquele método antigo, que é abrir os braços e apontar a mão esquerda para o lugar onde o sol vai se pôr. A pessoa estará olhando para o norte, o braço direito aponta para o leste e as costas para o sul - conta o astrônomo amador.

CHUVA DE METEOROS
O próximo evento é uma chuva de meteoros - chamada Geminídeas - que deverá acontecer durante a noite deste domingo e madrugada de segunda-feira. No entanto, conforme Colvero, só será possível ver as luzes em algum lugar muito escuro, longe das luzes da cidade. Ele também afirma que a queda não é uniforme e as quantidades não são sempre iguais. 

- Ela acontece quando o planeta atravessa o rastro de algum cometa ou asteroide que se desintegrou, formando partículas muito pequenas. A maioria delas é do tamanho de um grão de areia. A dica é montar guarda em um lugar escuro, sem luz - afirma o astrônomo amador.

Santa Maria tem a 4ª temperatura mais quente do RS

ECLIPSE SOLAR
Na segunda-feira, será possível ver um eclipse solar parcial durante o meio-dia em Santa Maria. De acordo com Colvero, ele será total no sul da Argentina e do Chile. Aqui, a cobertura do sol será em torno de 53%, ou seja, metade do astro estará coberto. A lua começará a encobrir por volta do 12h15min. O ponto máximo do eclipse será pelas 13h45min, e acabará em torno das 15h.

- O eclipse acontece quando a lua passa entre a terra e o sol. Também não exerce nenhuma influência muito severa no planeta. Causa um pouco de perturbação em aves, plantas, porque fica mais escuro, é como se anoitecesse durante alguns minutos do dia. Quem já presenciou pessoalmente, sempre comenta que é algo inexplicável porque, durante a totalidade, que dura poucos minutos, tu olhas para cima e parece um anel de fogo. Em pleno dia, meio-dia, tu enxergarias o céu estrelado - explica. 

Cuidados importantes de segurança
Colvero alerta para os cuidados que devem ser tomados ao observar o eclipse. Em hipótese alguma você deve olhar diretamente para o sol sem proteção, pois o risco de queimadura na retina e possível cegueira existem. Óculos escuros, radiografias ou negativos de filmes não são recomendados. O mais seguro, de acordo com o astrônomo amador, é fotografar com a câmera do celular, e aí sim, utilizar uma radiografia na frente da câmara. Outra recomendação é para que não se utilize binóculos ou telescópio para olhar, pois o dano pode ser potencializado:

- Sem um filtro específico para isso, há queima da retina em questão de segundos. É como se fosse queimar uma folha com a lupa. Tu pegas uma maior incidência e coloca em um ponto só. Sem equipamento ótico, ocorre o mesmo que se tu olhares para o sol sem proteção, tu não consegues ficar com o olho aberto olhando por muito tempo. No eclipse, a luminosidade diminui e tu consegues olhar, mas o que acontece: a tua pupila dilata um pouco e vai entrar mais luz por ela, atingindo a retina. Isso acontece porque tem menos luz visível, mas tu continuas recebendo a mesma quantidade de luz ultravioleta, e é ela que vai queimar a retina. 

APROXIMAÇÃO DOS PLANETAS
Já no dia 21 de dezembro, um evento astronômico que só acontece a cada 400 anos poderá ser visto. Haverá a conjunção dos dois maiores planetas do nosso sistema solar: Júpiter e Saturno. Conforme Colvero, eles ficam visíveis no oeste assim que o sol começar a se pôr. O fenômeno já pode ser visto desde agora, porém, até o dia 21, os planetas ficarão mais próximos um do outro.

- É uma aproximação extremamente grande mas relativa. Vamos enxergar eles tão próximos que vai ser possível enxergar os dois planetas e várias luas deles pelo telescópio numa mesma imagem, e é isso que torna ela muito atrativa - conta o astrônomo amador.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a professora aposentada Alina Bugnotto Lampert Anterior

Morreu a professora aposentada Alina Bugnotto Lampert

Próximo

Trânsito é liberado e tem mudanças na Walter Jobim

Geral