As obras do Memorial da Kiss ainda seguem em ritmo menos acelerado. Problemas na etapa de infraestrutura, causados por um andar subterrâneo no prédio vizinho, exigiram adequações no projeto. Agora, a equipe aguarda um parecer técnico, que deve chegar dentro de 15 dias, para continuar as perfurações. Por conta disso, a entrega deve sofrer um atraso de até 45 dias, com conclusão prevista para abril de 2025. As obras estão 5,5% concluídas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O problema estrutural foi constatado na segunda semana de setembro, dois meses após o início da obra. Na ocasião, a equipe de obras foi notificada sobre um andar abaixo do nível do solo que fica no edifício vizinho à boate, antes desconhecido – tanto pelo idealizador do projeto, quanto pela empresa responsável pela construção. Conforme o engenheiro da obra, Paulo Kull, a condição exige outro tipo de fundação e, por isso, o projeto vai precisar ser adequado. Por isso, a empresa notificou a prefeitura e a empresa responsável pelo problema.
Na última quinta-feira (26), foi realizado um laudo geológico nas obras do Memorial, que consiste em uma perfuração no solo para entender o perfil do solo. A avaliação foi enviada ao engenheiro responsável pelo projeto que sinalizou o ajuste dentro do prazo de 15 dias.
Até lá, as atividades no Memorial seguem com ritmo reduzido. Reajustes no valor total, atualmente em R$ 4,8 milhões, não foram descartados.
Cronograma
*De acordo com cronograma físico e financeiro da obra; ainda não atualizado
- Julho de 2024: retirada e categorização dos objetos do acervo e a classificação dos materiais da boate como madeira, alumínio, gesso e espuma foram retiradas. Último passo foi a remoção completa da estrutura da boate;
- Julho de 2024 a março de 2025: construção Civil. Nessa etapa, serão realizadas ações como a estrutura frontal, composta por tijolos à vista, colocação do piso granito e a composição em vidro de partes do Memorial previstas no projeto.
- Outubro de 2024 a fevereiro de 2025: Instalação de ar-condicionado no Memorial;
- Novembro de 2024 a fevereiro de 2025: Em paralelo com a finalização da construção civil, será iniciada a etapa de paisagismo. Conforme Paulo Kull, engenheiro responsável, essa fase também inclui a procura por espécies nativas da região, que estão previstas em projeto. Para isso, serão feitas parcerias com universidades de Santa Maria;
- Março de 2025: Limpeza da obra e entrega do Memorial
Leia também: