Qual rodovia com pedágio será duplicada antes: RSC-287 ou BR-386? Veja comparativo das obras e tarifas

Deni Zolin

Qual rodovia com pedágio será duplicada antes: RSC-287 ou BR-386? Veja comparativo das obras e tarifas

Jornal A Hora, de Lajeado, mostra o andamento das obras na BR-386. Foto: Reprodução

Muito se fala, e com razão, da demora para duplicar a RSC-287, entre Santa Maria e Novo Cabrais, já que o contrato do Estado com a Rota prevê que seja de 2040 a 2042, ou antes, se o tráfego atingir 18 mil eixos por dia. O governo agora estima que esse volume deve ser atingido entre 2027 e 2029, exigindo o início da duplicação, mas isso ainda não é garantido – por isso, há tratativas para tentar garantir essa antecipação até 2030 mesmo que o tráfego não atinja 18 mil eixos nesse trecho. A título de comparação, conferi como estão as obras para duplicar outra rodovia do Estado que foi concedida pela União pouco antes da RSC-287, em fevereiro de 2019.

No caso da BR-386, de Lajeado a Carazinho, o contrato do governo federal prevê que a CCR Viasul terá de duplicar os 165 km até o ano de 2030. No caso da RSC-287, são 130 km duplicados entre 2027 e 2030, entre Tabaí e Novo Cabrais, segundo o contrato. Mas a Rota pretende antecipar essas obras e iniciá-las até junho, concluindo os 130 km até 2026, ao custo de R$ 1,5 bilhão.

Na BR-386, o primeiro trecho, de 20 km, entre Lajeado e Marques de Souza, ao custo de R$ 200 milhões, teve a duplicação iniciada pela CCR Viasul em julho de 2021, com quase meio ano de atraso. Um ano depois, em julho passado, 10 km estavam prontos e, agora, 14 km foram finalizados, segundo o jornal A Hora, de Lajeado. A previsão é que os outros 6 km fiquem prontos no segundo semestre de 2023, com quase um ano de atraso.

PRÓXIMAS DUPLICAÇÕES NA BR-386

A CCR quer iniciar a duplicação do 2º trecho, de 25,6 km, de Soledade a Fontoura Xavier, no 1º semestre. A previsão é concluir até 2024. Depois, faltará duplicar 30 km, de Tio Hugo a Soledade, de 2024 a 2025; 55 km, de Fontoura Xavier a Marques de Souza, de 2026 a 2028; e 24 km, de Carazinho a Tio Hugo, de 2029 a 2030. Lá, será mais rápido do que na RSC-287, mas não existe milagre de duplicar longa estrada em dois ou três anos, como alguns sonham.

PREÇOS DOS PEDÁGIOS: BR-386 X RSC-287

Na BR-386, são 4 pedágios a R$ 5,80, nos 277 km de Carazinho a Canoas. Na RSC-287, são 5 pedágios nos 204 km, a R$ 4,10.

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