Os candidatos a presidente e a governador se despedem nesta sexta-feira (28) do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) começaram a propaganda eleitoral do segundo turno no dia 7 de outubro.
Já os concorrentes ao Piratini, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), por meio de um acordo entre as coordenações de campanha, estrearam o horário eleitoral só no dia 13 de outubro.
Por ter maior abrangência, a propaganda eleitoral é uma das grandes vitrines dos candidatos para apresentar propostas e conquistar eleitores. Entretanto, o horário eleitoral, especialmente, a presidente deixou a desejar.
Lula e Bolsonaro priorizaram trocas de acusações em tom agressivo, afugentando os eleitores. Propostas detalhadas, como para a economia, educação e saúde, ficaram em segundo plano. Sem falar que o tema da religião ganhou foco, embora o Brasil seja um Estado laico.
Em solo gaúcho, a propaganda de Onyx e Leite no rádio e na televisão não foi muito diferente. Na reta final da campanha, os dois candidatos subiram o tom das críticas e também ocuparam parte do espaço com troca de acusações não estimulando muito o eleitor a prestar atenção na plataforma de governo nos cinco minutos de cada um tem.