Promessa é não esperar

Pronto-atendimentos tentarão não deixar que pacientes aguardem por mais de 2 horas

Gabriela Perufo

Duas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) prometem melhorar os atendimentos em serviços de urgência e emergência de serviços públicos e privados. Os principais destaques para as resoluções são a adoção do sistema de classificação de risco dos pacientes e para o tempo máximo de espera, entre a triagem a consulta, que não deve passar de duas horas.

Mesmo que as resoluções não sejam obrigatórias, as instituições que prestam este tipo de atendimento prometem se adaptar para melhorar o atendimento. Com a classificação, os pacientes cujos casos não são graves podem ser encaminhados para outros locais de atendimento para que não passem longas horas aguardando a consulta médica.

Mas, na prática, o sistema parece não estar esclarecido aos usuários, que cansam de esperar e não têm certeza se devem buscar atendimento em outras unidades ou aguardar, mesmo que demore. É o caso de Amilton da Silva Adelcino, 31 anos. No último domingo, ele viajou com o filho, Lúcio Gabriel, 11 meses, de Dilermando de Aguiar, onde moram, para consultar no Pronto-Atendimento do Patronato, em Santa Maria. O menino tinha dor de garganta e febre.
- Chegamos às 15h, mas o meu filho foi atendido quase 19h. Não quero mais voltar. Ele seguiu com febre e, no outro dia, levei ele para São Pedro do Sul e paguei uma consulta particular - diz o pai.

A secretária municipal de Saúde, Vânia Olivo, explica que 80% dos casos que chegam aos PAs de Santa Maria poderiam ser atendidos em outros locais:
- O paciente sairá dos PAs da Tancredo, do Patronato e da UPA com encaminhamento. O profissional deve contatar outra unidade para agendar o atendimento. É um processo de reeducação.

No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), a situação é parecida: muitos dos atendimentos poderiam ser feitos em postos de saúde e não necessariamente seriam casos de urgência.
- Estamos concluindo uma pesquisa de satisfação que diz que 90% dos nossos usuários do pronto-socorro dizem não gostar da espera pela consulta, mas que estão satisfeitos com o atendimento - diz Suzinara Beatriz Soares de Lima, chefe da divisão de enfermagem do Husm.

AS RESOLUÇÕES

As resoluções têm como principal objetivo melhorar o fluxo nos serviços de atendimento de urgência e emergência:

- Classificação - Os serviços devem adotar a classificação de risco dos pacientes. Na maioria das instituições, é usado o Protocolo de Manchester, que usa cores. A classificação deve ser imediata e cabe à instituição determinar o número de profissionais classificadores para garantir a agilidade no serviço
- Cores - Vermelho corresponde a casos de emergências e pacientes que devem ser atendidos imediatamente. Laranja é para casos muito urgentes, com, no máximo, 10 minutos de espera. Amarelo é para até 50 minutos de espera. Verde, para casos pouco urgentes, que não devem passar de 120 minutos de espera. Há, ainda, a classificação azul, para casos não graves e que podem ser encaminhados para outras unidades de saúde
- Internação - Nenhum paciente deve permanecer mais que 24 horas em um serviço de urgência ou emergência. Depois que chegar ao limite, ele deve ter alta ou ser transferido para um hospital
- Obrigatório - Já existem projetos de lei para que o tempo de espera seja de, no máximo, uma hora e seja obrigatório, mas ainda não foram aprovados pelo Congresso

O QUE DIZEM

Veja o que dizem os responsáveis por pronto-socorros de Santa Maria:

- Husm - De acordo com a chefe da divisão de enfermagem, Suzinara Beatriz Soares de Lima, a classificação de risco dos pacientes do pronto-socorro não é utilizada, mas o sistema deve voltar com a nomeação de novos funcionários. Os pacientes considerados graves já são atendidos rapidamente. Só passam das duas horas de espera pacientes considerados não graves ou pouco grav

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Atividades em homenagem às vítimas do incêndio da boate Kiss

Próximo

Semana do Idoso terá Caminhada pela Vida neste sábado

Geral