Em entrevista à Rádio CDN, a coordenadora desta política no município, Márcia Rodrigues, falou sobre a programação, que terá caráter descentralizado este ano, levando os serviços aos bairros.
– É uma programação bem ampla, no sentido de que pretendemos com isso proporcionar a prevenção das pessoas que ainda não se contaminaram com o vírus. E àquelas que já vivem com o vírus, sempre incentivamos que façam adesão ou retornem ao tratamento. Quem tem o vírus do HIV e está tratando é intransmissível. Não transmite o vírus e essa é a nossa ideia – argumenta.
Márcia alerta que a prevenção pode ser feita durante o ano, visto que os serviços estão disponíveis na rede pública de Saúde:
– Todos os postos de saúde do município têm os testes rápidos de HIV, Sifílis, Hepatite B e Hepatite C. Além dos postos, temos a Casa Treze de Maio, que fica na Rua Riachuelo. Então, tanto perto da população, quando no centro, temos opções e é só procurar esses locais.
Santa Maria no ranking do HIV
Instituída pela Lei 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho tem chamado a atenção também para os dados sobre a doença. Conforme o boletim epidemiológico de 2021 divulgado pelo Ministério da Saúde, dos 20 primeiros lugares do ranking que considera as cidades com mais de 100 mil habitantes, sete foram ocupados por municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles, está Santa Maria, que volta a ocupar a 10ª posição na lista após sete anos.
Atualmente, 2,5 mil pessoas vivem com o vírus no município. Márcia explica que a posição pode refletir desde uma possível demanda reprimida por conta da pandemia de Covid-19 até a utilização dos serviços de testagem na rede pública de saúde.
– Essa é a nossa realidade. Atribuimos isso ao maior rastreamento que estamos fazendo tanto nos postos de saúde quanto na Casa Treze de Maio. Investimos nisso, porque esse número tem vários significados. Então, que bom que estamos diagnosticando e descobrindo para que essas pessoas tenham a oportunidade de fazer o tratamento. Tivemos a pandemia e muitos pacientes não procuraram os postos de saúde ou a Casa Treze para fazer o diagnóstico e infelizmente, temos uma demanda reprimida. Então, é preciso procurar os postos de saúde – conclui.
Confira a programação:
1º de Dezembro, das 9h às 14h
Dia Mundial de Conscientização para a prevenção do HIV/AIDS
Ações – 2ª edição do Saúde na Rua: testagem rápida, entrega de insumos e orientações
Onde – Na Estação dos Ventos, Bairro Km 3
2 de dezembro, às 8h
Roda de conversa na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)
Ações – Prevenção combinada ao HIV/IST e a saúde do trabalhador
Onde – No Auditório Gulerpe, térreo do Husm (Avenida Roraima, 1000, Bairro Camobi)
7 de dezembro, nos turnos da manhã e tarde
Ação de Rastreamento do HIV? IST em pessoas privadas de liberdade
Ações – Testagem rápida em todos os detentos do presídio
Onde – No Presídio Regional de Santa Maria e Instituto Penal de Santa Maria
12 de dezembro, das 9h às 13h
Ação de prevenção do Dezembro Vermelho no Hospital Casa de Saúde
Ações – Testagem rápida, entrega de insumos e orientações
Onde – No Hospital Casa de Saúde (Rua Ari Lagranha Domingues, 188, Bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro)
14 de dezembro, às 14h
Capacitação para prescrição de PEP e PrEP na Atenção Primária em Saúde por médicos e enfermeiros
Onde: Online
15 de dezembro, das 11h às 15h
Ação de prevenção do Dezembro Vermelho no campus da UFSM
Atividade – Testagem rápida, entrega de insumos e orientações
Onde – No Hall do Restaurante Universitário (Avenida Roraima, 1000, Bairro Camobi)
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias