pesquisa

Professora da UFSM e UFN lança livro sobre falta de legislação em casos de desastres

da redação

Foto: Juliana Krupahtz (divulgação)

Depois de ir a uma viagem para Minas Gerais, em 2015, pouco depois do desastre em Mariana, a então doutoranda em Direito Francielle Agne Benini Tybusch conversando com algumas pessoas do Estado viu o quanto a tragédia prejudicou a comunidade e como a falta de legislação em casos como este, especialmente com as pessoas que têm suas casas atingidas, afeta de forma mais impactante os cidadãos mais vulneráveis. 

Foi então que a pesquisadora começou o trabalho que resultou no livro 'Vidas Deslocadas: O caso Mariana-MG como modelo brasileiro para aplicação do Direito dos Desastres' lançado no último sábado na Athena. Depois de 2 anos e 8 meses de pesquisa e de conversas com moradores da cidade, ministério público e com a Fundação Renova, criada para repara o impacto do rompimento da barragem do Fundão em Mariana, resultou o trabalho. 

- A gente percebe que cada vez mais tem eventos extremos e que é necessário uma legislação pensada, especialmente, para essas pessoas para mitigação, reparação e também para ajudar na construção de suas casas - comenta Francielle. 

De acordo com a publicação, os desastres como o de Mariana (entre outros registrados no país) retratam e acentuam as vulnerabilidades existentes e a falta de manutenção e de um plano de emergência que pudesse prever os impactos sociais e ambientais. O livro retrata a insuficiência de estruturas governamentais e não governamentais que, por não investirem em prevenção e fiscalização, acabam pagando muito mais caro pela reconstrução. O livro está a venda na lojas da Athena e também em livrarias da internet. Também é possível comprar no site da editora Ítala, por R$ 69,90. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encontrado corpo de jovem que caiu em rio durante pescaria em São Gabriel Anterior

Encontrado corpo de jovem que caiu em rio durante pescaria em São Gabriel

Aplicativo de transporte chega a três cidades da região Próximo

Aplicativo de transporte chega a três cidades da região

Geral