Primeiro dia de Feicoop reúne expositores da economia solidária em Santa Maria

Gabriel Marques

Primeiro dia de Feicoop reúne expositores da economia solidária em Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Feirantes de todo o Brasil já estão instalados no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, para a 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária (Feicoop), que vai até domingo. O evento, além de oferecer a comercialização de produtos da agricultura familiar e da agroindústria, também conta com uma programação de oficinas e seminários.

Organizada pelo projeto Esperança/Cooesperança, a feira já estava aberta desde às 7h30min desta sexta-feira, quando teve início a comercialização nos estandes. Ao longo da manhã, a movimentação se intensificou e, pouco a pouco, praticamente todas as bancas já estavam preparadas para receber a comunidade. Elas devem permanecer abertas até as 19h, na sexta e no sábado. No domingo, elas abrem em mesmo horário, mas fecham mais cedo, às 18h, momento em que ocorre a cerimônia de encerramento da Feicoop.

A abertura oficial ocorre às 16h desta sexta, no lonão principal da Feicoop, e contará com músicas e apresentações. Ainda para abertura está prevista a exibição de um vídeo da irmã Lourdes Dill, ex-coordenadora do projeto. Ela foi transferida em maio deste ano pela congregação Filhas do Amor Divino, para Barra do Corda, no Maranhão.

LEIA TAMBÉM:

Drive-Thru Solidário da Campanha do Agasalho é adiado em função da chuva em Santa MariaUFSM sobe em ranking das melhores universidades da América Latina

Conforme o atual coordenador da Feicoop e do projeto, José Carlos Peranconi (Zeca), todas as inscrições de expositores foram realizadas ainda pela manhã. São cerca de 500 participantes. Quanto ao público, a expectativa, antes do evento, era de 100 mil pessoas durante os três dias, mas o número tende a ser menor devido à chuva. Peranconi comenta essa questão: – Esperamos que o tempo colabore e que, assim, vamos ter um público excelente com certeza – afirmou.

Segundo ele, as pessoas vindas de outros Estados e países, como a Argentina, não vêm à feira apenas para expor, mas também para representar instituições e participar dos debates e palestras. Como é o caso da artesã Francisca Tavares, 77 anos, que veio de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para conhecer a feira. Ela não vai comercializar nada nesta edição:– Eu vim de excursão. Uma colega que já tinha vindo mais vezes cedeu a vaga para mim. Eu faço biscuit, imã de geladeira, pano de prato, mas seria difícil trazer o material para vender aqui. Então, vim mais para conhecer.

Entre estreantes na feira, existem também aqueles que são velhos conhecidos. A expositora Marli Dambrósio participa há 16 anos, comercializando doces.– Não participei da edição online em 2020, e na de 2021, por ser fora de época, as vendas foram um pouco mais fracas. Para este ano, as expectativas são as melhores possíveis – disse.

O clima entre os feirantes é um dos fatores que chama a atenção. Como muitos já se conhecem e, talvez, a feira seja seu único encontro no ano, eles aproveitam para conversar, bem como comprar alguns produtos dos amigos expositores. A presença das mulheres é outro ponto forte. É difícil traçar uma média de idade, mas é possível afirmar que trabalham desde as adolescente até as idosas.– Participo desde 2005, quando vi um cartaz no Rio de Janeiro sobre a feira e achei importante. Na época, vim acompanhada de um colega, e nos demos bem – conta Maria das Dores Dalpiaz, 81 anos, que viajou do Rio de Janeiro a Santa Maria para a Feicoop.

Conforme a prefeitura, uma equipe da Secretaria de Saúde, vai realizar a vacinação contra a gripe durante a feira.

CDN ESTARÁ AO VIVO NA FEICOOP

Na manhã deste sábado, segundo dia de feira, a CDN terá programação ao vivo da Feicoop. Das 10h ao meio-dia, Rogério Kerber vai apresentar os programas Análise e Central CDN diretamente dos pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Você pode acompanhar a programação da CDN no 93,5 FM no rádio, nos canais 26 e 526 da NET, e na live do Facebook do Diário.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rota Santa Maria abre 50 vagas em pedágios da região Anterior

Rota Santa Maria abre 50 vagas em pedágios da região

ContDigital traz facilidades para gestão do seu negócio Próximo

ContDigital traz facilidades para gestão do seu negócio

Geral