homenagem

Prédio da Justiça Militar recebe o nome do advogado Hélvio Jobim

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)/

Na manhã desta sexta-feira, o ex-deputado do Estado e advogado santa-mariense Hélvio Jobim, que morreu aos 87 anos, em 2005, foi homenageado em solenidade na sede da 3ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM). O prédio, que fica localizado no Bairro Nossa Senhora das Dores, agora leva o nome Fórum Hélvio Jobim.

Um dos idealizadores da homenagem foi o Juiz Federal Titular da 3ª Auditoria da CJM, Celso Celidoto, que lembra o nome de Hélvio como um grande legado na área, em que esteve por 11 anos atuando como juiz auditor na Justiça Militar:

- Era nossa intenção de nominar o prédio do Fórum justamente com uma figura deste quilate, e escolhemos o doutor Hélvio. A família é toda de advogados atuantes, então é uma figura realmente muito querida por todos nós, por isso escolhemos ele que preenchia todos esses requisitos - justifica Celidoto.

Trânsito é liberado totalmente na Avenida Presidente Vargas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">A solenidade ocorreu em frente ao prédio da 3ª Circunscrição Judiciária Militar

A história e atuação de Helvio na área jurídica foi lembrada pelos filhos Walter Jobim Neto e Nelson Azevedo Jobim, ex-ministro da Defesa e da Justiça e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e  que estiveram presentes na cerimônia. Ambos seguiram a carreira do pai na advogacia. Nelson, por sua vez, foi ministro da Justiça do governo Fernando Cardoso e ministro da Defesa do governo Lula, além de ser professor e filósofo. Emocionado, Nelson Jobim, também ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ele relembra os anos de trabalho do pai, à quem se refere como "velho":

- O velho foi auditor substituto na década de 40, e evidentemente que eu estaria presente junto com a família para assistir esta solenidade. O velho trabalhou muito, e eu aprendi a advogar, tanto o Walter quanto eu, começamos a advogar na Justiça Militar.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Na foto, Nelson Jobim observa a fotografia do pai na parede da Galeria dos Juízes

O outro filho de Hélvio Jobim, advogado e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Walter Jobim Neto, também considerou justa a homenagem ao pai. Walter relembra que Hélvio se manteve na posição de auditor enquando a lei permitia que o cargo também advogasse, conforme explica:

- Ele fez tudo pela cidade e exerceu bem a sua atividade, merecendo, ao meu juízo, esta homenagem. Na época em que ele foi auditor não havia empedimento para advogar, mas como a atividade dele era advogar, quando surgiu o impedimento por uma alteração da legislação, ele se afastou. 

Quem também teve a oportunidade de advogar com Hélvio foi o seu neto, Ricardo Munarski Jobim, advogado e diretor jurídico do Grupo Diário. Ricardo lembra que o avô costumava ser uma pessoa que prezava pela discrição, mas cujo trabalho nunca passou despercebido:

- Quando a gente vê que uma pessoa que tinha toda uma discrição, uma classe com os conceitos rígidos que ele teve, e recebe um reconhecimento é um motivo de muito orgulho. Porque as pessoas costumam lembrar das pessoas que estão sempre sendo badaladas, mas se ele era discreto, o trabalho dele não era. E isso nos deixa muito envaidecidos.

Quem também esteve na solenidade foi o general Hertz Pires do Nascimento, Comandante da 3ª Divisão de Exército. Para ele, o prédio levar o nome de Hélvio Jobim se torna uma forma de exemplo de disciplina aos militares, ensinamento pelo qual as Forças Armadas tanto pregam.  

* Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Campanha 'Diário e Você, Prazer em Conhecer' recebe convidados durante a semana Anterior

Campanha 'Diário e Você, Prazer em Conhecer' recebe convidados durante a semana

Próximo

Batman e Arlequina estarão em shopping de Santa Maria

Geral