Eleições 2014

Pré-candidatos do PMDB ao Piratini estarão em Santa Maria

Marcelo Martins

"

O PMDB gaúcho quer voltar a governar o Rio Grande do Sul a partir de 1º janeiro de 2015. Para isso, o partido apostará em um dos dois melhores nomes do quadro da sigla: Paulo Ziulkoski, advogado e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ou o de José Ivo Sartori, professor e ex-prefeito de Caxias do Sul. Na tarde desta terça-feira, a partir das 16h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, militantes partidários e a bancada do PMDB no Legislativo - Cezar Gehm, João Carlos Maciel, João Kaus e Marta Zanella - receberão Paulo Ziulkoski. Já para quarta-feira, às 19h30min, será a vez de José Ivo Sartori falar aos peemedebistas.

Para o próximo sábado, uma pré-convenção do partido, que ocorre no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, deverá apontar o nome do partido que concorrerá ao Piratini.

Tanto na vinda de Ziulkoski quanto na de Sartori são esperados prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e delegados do partido. O presidente do PMDB santa-mariense, Aldo Fossá, avalia como "extremamente necessária" uma candidatura da sigla ao Piratini. Fossá destaca que a delegação de Santa Maria tem importante papel na definição do nome de quem representará o partido no pleito de 5 de outubro:

_ Os dois candidatos estão girando pelo Estado em busca de votos. Em Santa Maria, temos 11 delegados, quatro vereadores e, inclusive, o prefeito Cezar Schirmer que poderão votar na pré-convenção e, com isso, ajudar a definir o nome daquele que nos representará na eleição. O PMDB é o maior partido do Estado e deve, sim, ter candidato. Tenho certeza que um desses nomes representará o nosso partido e a sociedade gaúcha, que clama por mudanças.

Durante passagem por Santa Maria, Ziulkoski e Sartori terão um encontro com lideranças das coordenadorias das regiões Centro, Quarta Colônia e Vale do Jaguari. São esperadas, ao todo, representantes das bases do PMDB de 37 municípios. De Santa Maria, Ziulkoski segue para Cruz Alta, nesta terça-feira, para reunião do partido. Já na quarta-feira, após encontro em Santa Maria, Sartori parte para Pelotas, onde cumprirá agenda partidária.

Quem são as apostas do PMDB gaúcho

José Ivo Sartori foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos (2005 a 2008 e de 2009 a2012). É formado em Filosofia e foi professor. Foi deputado estadual por cinco mandatos, desde a década de 80. Também nos anos 80, foi secretário do Trabalho durante a gestão do então governador Pedro Simon (PMDB). Em 2002, foi eleito deputado federal.

Paulo Ziulkoski é natural de Guaíba e foi prefeito de Mariana Pimentel, ex-distrito de Guaíba. Ele comandou Mariana Pimentel de 1993 a 1996 e de 2000 a 2004. Já presidiu por duas vezes a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Atualmente, está à frente da Confederação Nacional dos Municípios - mandato que vai até o próximo ano. Também é conhecido pelo discurso irredutível em torno do pacto federativo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Justiça retoma caso Kiss

Próximo

Parlamentar do PT diz que 'prefeitura virou as costas ao esporte amador' de Santa Maria

Geral